Quinta, 25 Abril 2024

Entidade cobra do governador que não licencie usina da Vale

Entidade cobra do governador que não licencie usina da Vale

O Movimento  Pó Preto cobra uma posição do governador Renato Casagrande em relação ao aumento de 46% de poeira sedimentável em Vitória: quer que a Licença de Operação (LO) da 8° usina de pelotização da Vale não seja concedida. A entidade contesta a deliberação da licença, considerando o aumento da poluição do ar em Vitória, de 2009 a este ano.  

 
Conhecido por fomentar o debate sobre a qualidade do ar em Vitória, o movimento informou que está cansado de aguardar respostas do Ministério Público Estadual (MPES) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama)/Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
 
No início deste ano, o mesmo pedido foi feito à Seama/Iema, no ofício Nº 138-2012/GS-Sema, sem sucesso. Na ocasião, a entidade ressaltou a posição da ex-diretora técnica do órgão Sueli Tonini. Ela afirmou que com as condições do ar na cidade não seria possível adicionar mais nenhuma miligrama de poluente e cobrou a não emissão da Licença de Operação para a 8° usina de pelotização da Vale.
 
Segundo Eraylton Moreschi, do Movimento Pó Preto, em abril passado, a entidade reforçou a cobrança e procurou o Ministério Público Estadual (MPES), mas também não obteve resposta até agora.  O órgão foi cobrado no pedido de providências n°13384/2012, protocolado no dia 13 daquele mês, que também reivindicava a não liberação da LO para a nova usina da mineradora.
 
Desde a implantação das telas Wind Fence pela Vale no ano passado, o Iema vinha garantindo a eficácia do equipamento em conter a poluição, mas após os dados divulgados, a população que já apontava o aumento de sujeira gerada pela poluição atmosférica, está ainda mais insatisfeita com a atuação das empresas na Ponta de Tubarão. Para elas, o Iema deveria fiscalizar as empresas poluidoras instaladas na cidade.
 
???O cidadão capixaba e em especial o da região da Grande Vitória solicita sua intervenção imediata, determinando à secretária Estadual de Meio Ambiente, Patrícia Salomão, a não liberação da LO da 8ª Usina de Pelotização da Vale???, diz a mensagem encaminhada ao governador do Estado.
 
O pedido aponta que a cidade enfrenta elevados números de poluição, que determinaram o  aumento significativo das doenças respiratórias, conforme informações fornecidas em discursos realizados na Câmara dos Deputados, pelo socialista Audifax Barcelos, companheiro de partido de Renato Casagrande, e agora prefeito eleito da Serra.
 
O movimento diz ainda que a determinação de não emitir a LO para o funcionamento da 8° usina da Vale deverá valer até que haja novos padrões de qualidade do ar para a cidade, conforme trabalhos realizados pelo Grupo de Trabalho Respira Vitória. E até que a Vale apresente garantias técnicas de que as emissões da nova usina não terão impacto nesses novos padrões.
 
Eraylton Moreschi é também representante da Associações dos Moradores e Movimentos Populares do Estado (Famopes), da Família de Assistência e Socorro ao Meio Ambiente  (Fasma) e da Associação dos Amigos da Praia de Camburi (AAPC), no GT Respira Vitória, que estuda novos padrões para as emissões atmosféricas na Capital do Estado. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/