Terça, 23 Abril 2024

Entidade lança edital para doação de mudas da mata atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica abriu, nesta segunda-feira (10), as inscrições para o 5º edital do programa Clickarvore, para doações de 600 mil mudas de espécies nativas da mata atlântica para donos de terras que queiram preservar o bioma em suas propriedades. As regiões que serão contempladas são o Espírito Santo, norte do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e sudoeste e leste do Mato Grosso do Sul.

 
A organização espera promover a preservação e a conservação de 360 hectares da mata atlântica. Segundo o edital, podem participar proprietários rurais, pessoas físicas ou jurídicas, associações, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e Organizações Não Governamentais (ONGs).
 
Para serem contemplados com a doação das mudas, os projetos devem ter como objetivo a restauração florestal; a conservação da biodiversidade regional; a proteção dos recursos hídricos; conectividade de fragmentos florestais, e a proximidade de Unidades de Conservação (UCs). Apenas projetos para restauração de áreas entre 1,5 e 30 hectares poderão ser contemplados.
 
Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de maio de 2013. As propostas e os documentos necessários devem ser encaminhados até 20/05/2013 pelos correios. O edital com todas as informações está disponível nos endereços www.sosma.org.br e www.clickarvore.com.br. O Clickarvore já recuperou mais de 13 mil hectares da mata atlântica no País. 



O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, estudo da entidade e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) publicado em maio deste ano, apontou o Espírito Santo em quinto lugar no ranking nacional do desmatamento, registrado entre os anos de 2010 e 2011, atrás de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dos municípios capixabas, Linhares liderou os registros de destruição da mata nativa. No comparativo geral, a cidade do norte do Estado assumiu a oitava posição. No Estado, onde haviam originalmente 4.616.841 hectares da mata atlântica, restam atualmente 512.590 hectares, o equivalente a 11%. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/