Terça, 16 Abril 2024

Fotos e vídeo mostram despejo de água de lastro na praia de Camburi

Fotos e vídeo mostram despejo de água de lastro na praia de Camburi

O Movimento Pó Preto registrou, na última sexta-feira (15), em fotos e vídeo, um navio despejando supostamente água de lastro na praia de Camburi, em Vitória, próximo ao terminal de grãos da siderúrgica Vale. A água de lastro é geralmente captada de rios ou mares e utilizada para garantir uma segurança operacional do navio e sua estabilidade, bem como para manter o calado dos navios.

 
A utilização consiste no enchimento de tanques das embarcações, com diferentes quantidades de água, para aumentar ou diminuir o calado dos navios.
 
Apesar de ser muito utilizada, a água de lastro pode trazer diversos problemas para o meio ambiente. O principal motivo é o fato de ela ser captada no porto de partida e despejada no porto receptor e, assim, os tanques conteriam uma mistura de águas de diferentes locais. Isso gera danos à flora e à fauna do lugar, já que os organismos presentes na água são exóticos ao novo local, em um processo chamado de bioinvasão.
 
Segundo a organização Água de Lastro Brasil, formada por pesquisadores do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), os organismos que são introduzidos pela água de lastro variam de milímetros até peixes de 30 centímetros. 
 
As empresas da área estimam que aproximadamente 65 mil navios transoceânicos estejam operando atualmente, o que significa que há um transporte de aproximadamente 5 bilhões de metros cúbicos de água de lastro por ano e que 3 mil espécies de microorganismos podem ser transportadas na água de lastro de navios.
 
Para assistir ao vídeo feito pelo movimento, clique aqui.
 
Veja as fotos abaixo:
 
 
 
 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/