Sábado, 20 Abril 2024

Governo altera regras para pulverização de agrotóxico que afeta abelhas

O governo federal mudou as regras para pulverização aérea de agrotóxicos que contenham certos tipos de ingredientes prejudiciais às abelhas. Segundo norma publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) na sexta-feira (4), agora há uma série de condições para a aplicação aérea dos produtos, respeitando o período de visitação dos insetos.

 
Agrotóxicos que contenham Imidacloprido, Clotianidina, Tiametoxan e Fipronil não podem mais ser utilizados no período de floração das culturas, com exceção dos cultivos de arroz, cana-de-açúcar, soja e trigo, conforme regulamentação do governo federal de outubro passado, e de algodão, adicionado à lista de exceções com a nova norma. A regra vale independentemente da tecnologia utilizada.
 
A utilização desses produtos nas culturas específicas foi regulamentada pelo Mapa e o Ibama em outubro de forma excepcional e temporária, até 30 de junho de 2013. Após isso, a utilização também seria proibida para estes cultivos.
 
A publicação da norma aconteceu após os mesmos Mapa e Ibama, sob pressão da bancada ruralista e em audiência pública realizada em dezembro, terem prometido a senadores que iriam rever a norma do ano passado, indicando uma flexibilização maior. Ao que parece, a inclusão do cultivo de algodão à lista de exceções atende aos apelos dos ruralistas, que argumentaram prejuízos financeiros, bem como a flexibilização visa a garantir os contratos de compra e aplicação de agrotóxicos na safra 2013/2013.
 
Segundo o Mapa, a partir de agora, a aplicação será permitida para estas culturas porque o uso da aviação agrícola é essencial. A utilização, porém, preservará o máximo possível o período de visitação das abelhas. Outra novidade é que as aplicações aéreas serão flexibilizadas de acordo com o ciclo de cada região de país – antes existia um prazo fixo para todos os Estados.
 
Os ingredientes – inseticidas – têm um profundo impacto sobre a presença de abelhas nos locais em que ocorre a pulverização aérea. Os insetos são extremamente importantes para as lavouras, por serem polinizadores e responsáveis pela polinização de 73% das espécies agrícolas cultivadas no mundo. Os produtos apresentam alta toxicidade aguda, causando a desorientação das abelhas, que não conseguem retornar à colmeia, resultando no fim das colônias.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/