Sexta, 19 Abril 2024

GT inicia formulação de proposta para reduzir poluição do ar

O Grupo de Trabalho Respira Vitória (GTI–Respira Vitória) se reúne na próxima terça-feira (9), na Câmara de Vitória, para iniciar o processo de formulação da proposta de alteração nos padrões de emissões na Capital. Na ocasião, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) apresentarão dados sobre a poluição atmosférica e suas propostas para a reduzi-la.  

 
A medida, cobrada há mais de 10 anos por capixabas, entretanto, não é uma tarefa fácil e deverá enfrentar forte resistência política e das próprias empresas emissoras de poluentes em Vitória, principalmente Vale e ArcelorMittal.
 
Segundo ambientalistas, tanto o órgão ambiental quanto a Sesa não se aprofundaram no tema durante o longo período de reivindicações, ignorando o aumento dos casos de doenças respiratórias e as denúncias sobre o escape de emissões atmosféricas na Ponta de Tubarão. 
 
Atualmente, lembram eles, o limite utilizado para fiscalizar as emissões atmosféricas é determinado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), porém, não corresponde aos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 
 
Além do aumento dos casos de doenças respiratórias, os ambientalistas denunciam que a omissão do poder público colocou Vitória entre as cidades com o ar mais poluído do País, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
 
O GT, proposto pelo vereador Serjão Magalhães (PSB), já se reuniu por duas vezes desde sua criação, em agosto deste ano. Na última reunião extraordinária o Regimento Interno do grupo foi aprovado, com a inclusão de quatro novas entidades: Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares do Estado (Famopes), Conselho Municipal de Saúde de Vitória (CMSV), Conselho Municipal de Plano Diretor Urbano (CMPDU) e Federação das Empresas de Transportes (Fetransportes). Além da Universidade Vila Velha (UVV), que entrou como suplente da Universidade Federal do Estado (Ufes). As entidades entraram no debate após um intenso movimento reivindicatório por parte delas. 
 
Também fazem parte do GT representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Iema, Sesa, Ministério Público do Estado, Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Vitória (Comdema), Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, Associações dos Moradores de Vitória, Federação das Indústrias do Estado (Findes), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam)  e Procuradoria Geral do Município (PGM).
 
O GTI- Respira Vitória é resultado do Seminário Respira Vitória, realizado por Serjão no dia 12 de junho, reunindo representantes da sociedade civil e especialistas para discutir a redução da emissão de poluentes na atmosfera e a necessidade de revisar os padrões vigentes de monitoramento da poluição atmosférica. 
 
O grupo tem como modelo o trabalho realizado no estado de São Paulo, que conseguiu reduzir os índices aceitáveis de emissões de partículas no ar e investiu no aumento da fiscalização, sem prejudicar o desenvolvimento econômico da região.
 
As reuniões do grupo de trabalho, que são realizadas todas as primeiras terças-feiras de cada mês, foi excepcionalmente adiada para a próxima terça-feira (9). 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/