Sexta, 19 Abril 2024

MPA defende política de uso sustentável da água no Estado

O representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Dorizete Cosme, propôs durante participação em reunião da Comissão Especial da Crise Hídrica da Assembleia Legislativa (Ales) nesta terça-feira (14), a criação de políticas para agricultura com foco no uso sustentável e racional da água usada nas lavouras.
 
“Com base na crise que assolou o Estado no início deste ano, o MPA propõe anistia aos pequenos agricultores, correspondente ao percentual perdido durante a seca deste ano”, pediu Cosme. Ele defendeu também a criação de linhas de crédito rural para os sistemas de irrigação das propriedades.
 
“Diversos produtores no Estado trabalham com o sistema de aspersão, onde a água é borrifada sobre a plantação, causando desta maneira muito desperdício”, afirmou. Ainda de acordo com ele, o sistema de gotejamento visa economia de recursos hídricos, pois a água cai diretamente no solo, havendo assim um aproveitamento de 95%.
 
Durante a reunião desta terça-feira (14) o colegiado não perdeu tempo:  os deputados da comissão visitarão, em Brasília, os secretários nacionais de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida, e de Agricultura Familiar, Onaur Ruano, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
 
O colegiado tem como objetivo investigar e analisar o impacto causado pela crise hídrica no Estado, tanto nos períodos de cheia quanto na estiagem, sobre o trabalho do campo, e propor políticas públicas. Presidida pelo deputado José Carlos Nunes (PT), a comissão tem como vice o deputado Guerino Zanon (PMDB) e como relator Marcos Bruno (PRTB). 
 
Colaborou a Web Ales.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/