Terça, 16 Abril 2024

Novo terminal marítimo deve impactar comunidades pesqueiras no sul do Estado

 


O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) tornou público que recebeu da empresa Itaoca Terminal Marítimo S.A o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), relativo aos portos e terminais portuários com ou sem armazenamento e movimentação de granéis em Itapemirim, no sul do Estado.



O terminal ficará próximo do maior porto pesqueiro artesanal do País, o Terminal Pesqueiro de Itaipava. Durante os debates que nortearam o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), os pescadores da região demonstraram insatisfação com as intervenções que serão feitas na região.



Na ocasião, a reclamação eram sobre as modificações nas correntes marítimas, que obrigariam os barcos a utilizar terminais de desembarque em outros municípios, entre eles Piúma e Guarapari, gerando novos custos e sobrecarga em outros terminais do Estado.



Entre a população o receio do empreendimento está relacionado ao assoreamento da faixa litorânea em Itaipava, que chegou a levar o município a decretar situação de emergência na região. Na ocasião, a área afetada corresponde ao local onde está hoje a obra do píer de Itaipava, que permanece inacabada há cerca de três anos.



O empreendimento, entretanto, justifica a sua implantação com base no apoio às atividades de exploração e produção de petróleo e gás,com o fim de eliminar os gargalos operacionais e suprir a deficiência de instalações especializadas na região.



Os impactos diretos e indiretos estão descritos no Rima. O documento está exposto na sede do Iema, em Cariacica. O relatório também deveria estar exposto desde está segunda-feira (24), no site do órgão, mas isso não aconteceu.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/