Quinta, 25 Abril 2024

O Falso Verde: revista faz levantamento da cadeia produtiva de celulose no Estado

O Instituto Observatório Social, que comemora seus 15 anos de existência, lançou uma edição especial de sua revista mensal com o título “O Falso Verde”, que mostra a cadeia produtiva da celulose no Espírito Santo. Tendo como base uma pesquisa feita pela Papel Social Comunicação, a publicação mostra como a cadeia está ligada a crimes ambientais, fraudes, grilagem de terras e lavagem de dinheiro, além de denunciar a violação aos Direitos Humanos de comunidades indígenas e quilombolas. 

 
A pesquisa também mostra que o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Votorantim são os maiores financiadores da cadeia de valor e, por consequência, dos crimes. O Brasil é o maior produtor mundial de celulose branqueada. 
 
A revista, que está disponível para download e leitura on line no site da Papel Social, também faz um alerta sobre falhas no critério de seleção de investimentos do BNDES, que no último período investiu mais de R$ 10 bilhões em empresas de celulose, sendo que algumas são acusadas de lavagem de dinheiro e suborno de autoridades.
 
O trabalho foi coordenado pelo jornalista Marques Cesara, com fotos de Tatiana Cardeal.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/