Sexta, 19 Abril 2024

Projeto de lei quer coibir pulverização aérea de venenos

O deputado federal Rosinha (PT-MG) quer coibir a pulverização aérea em todo o País. Segundo ele, além de banidos no exterior há mais de 20 anos, há estudos que demonstram que somente 1% do agrotóxico pulverizado por avião é absorvido pela lavoura. O restante, alerta, recaí sobre pessoas e animais. O que não fica na lavoura é dissipado no ar, na água e no solo, como aponta o petista. 

 
O Projeto de Lei 3615/2012 prevê que as empresas de aviação agrícola enviem, anualmente, cópias das receitas relativas aos agrotóxicos que tenham aplicado naquele período, juntamente com relatório circunstanciado acerca das operações realizadas para as respectivas pulverizações aéreas, aos órgãos responsáveis pela agricultura e pela proteção do meio ambiente no âmbito da União, do Distrito Federal e dos estados.
 
No Espírito Santo, após registros de contaminação de adultos e crianças devido à pulverização aérea de venenos, uma lei municipal chegou a ser aprovada em Vila Valério, noroeste do Estado,  proibindo a atividade na região, em 2011.
 
Ainda assim, lembram os agricultores familiares, o problema está longe de ser solucionado. Eles denunciam a contaminação de suas lavouras (cultivadas sem o uso de agrotóxico) pela pulverização aérea, além da contaminação de áreas comuns nas cidades, como praças e ruas.
 
Em entrevista para o Congresso em Foco, o deputado Rosinha afirmou que os agrotóxicos foram desenvolvidos na Primeira Guerra Mundial e utilizados amplamente na Segunda Guerra como uma arma química, portanto, desenvolvidos para matar gente. Segundo o deputado, é difícil o combate deste tipo de aplicação. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, ele lembra que a Comissão de Agricultura é formada por maioria ruralista que defende o uso quase indiscriminado de venenos. 
 
Rosinha disse ainda ao site que chama a atenção o fato de a agricultura usar pelo menos 22 produtos químicos proibidos pela União Europeia e Estados Unidos. Entre esses produtos está o endossulfam, banido na União Europeia desde 1985. No Brasil, a previsão é que isso ocorra somente em 2013.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/