Segunda, 29 Abril 2024

Seca ameaça Rebios no extremo norte capixaba

Seca ameaça Rebios no extremo norte capixaba
Em pesquisa recente realizada por pesquisadores da Associação de Amigos do Museu de Biologia Mello Leitão (Sambio) foi constatado que a seca permanente no extremo norte capixaba ameaça a preservação de fauna e flora nas Reservas Biológicas (Rebios) Córrego do Veado, em Pinheiros, Sooretama, localizada entre os municípios de Linhares, Jaguaré, Sooretama e Vila Valério; e Córrego Grande, em Conceição da Barra.
 
Os pesquisadores evidenciam que não se trata de uma seca periódica, mas sim definitiva, pois nem em casos de chuvas intensas a bacia terá condições de armazenar água, devido ao estágio avançado de degradação da área. Além disso, a sub-bacia do Córrego Santo Antônio, que alimenta a Rebio Córrego do Veado, foi classificada como em situação ‘trágica’. Segundo os pesquisadores, os pequenos rios que alimentam a sub-bacia estão tomados de espécies de taboas, plantas que funcionam como bioindicadores de águas poluídas. 
 
A pesquisa foi realizada pelo grupo de estudo de peixes do Projeto DiversidadES: Efetividade de Unidades de Conservação no Estado do Espírito Santo para Proteção da Biodiversidade, que atua junto a outros pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
 
Um funcionário da Rebio Sooretama relatou aos pesquisadores que os córregos visitados por eles no ano passado estão quase secos. Outro funcionário, da Rebio Córrego do Veado, que trabalha há mais de 20 anos no local, estimou que, se nenhuma ação de recuperação da área for realizada, o Córrego estará seco em menos de 10 anos, dada a redução gradativa da vazão da água.
 
O diretor técnico da Sambio, Ronaldo Pinheiro Martins, avaliou que o desmatamento sem critério técnico aliado às represas construídas pelos latifundiários foram os principais fatores que levaram a região à situação de seca. Ele também relatou que quase a totalidade dos córregos e nascentes não têm proteção de mata nativa, o que provoca enxurradas em casos de chuvas muito fortes e, posteriormente, o retorno da seca.
 
A diretoria da Sambio enviou um e-mail à promotora de justiça dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), Isabela de Deus Cordeiro, solicitando que seja aplicado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que visem o cumprimento do Código Florestal no que se refere à preservação de Áreas de Proteção Permanente (APP). Ainda não foi obtida nenhuma resposta.
 
Eles também apontam que a esmagadora maioria dos proprietários de terras na região se dedica à criação de gado, plantio de café e eucalipto - famoso por devastar as terras em que é cultivado, gerando o fenômeno conhecido como Deserto Verde. "Ou seja, o impacto das medidas para os proprietários não seria grande, limitando-se ao custo de instalação e manutenção das cercas", apontaram os pesquisadores.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/