Quinta, 28 Março 2024

Seminário Nacional vai discutir gestão Integrada de resíduos sólidos em Vitória

 

Nos próximos dias 28 e 29 de agosto será realizado em Vitória o VIII Seminário Nacional e VII Workshop Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. No Estado, os principais municípios da Grande Vitória -Serra, Vila Velha, Cariacica e Vitória - não apresentaram um Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos no prazo dado pelo governo federal. 

 
Além dos quatro, Fundão, Guarapari, e Viana também não apresentaram. Os municípios vêm se guiando através do acordo assinado com o MPES, que exigiu a adoção de medidas para corrigir, minimizar, neutralizar e prevenir degradações ambientais causadas pela destinação inadequada de resíduos sólidos, seguindo as diretrizes cobradas no Plano Nacional de Gestão dos Resíduos Sólidos, porém, sem a exigência de prazos tão rígidos.
 
De acordo com dados do governo federal, mais de 50% dos municípios brasileiros ainda não possuem um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. 
 
O evento deverá discutir os desafios que ainda precisam ser enfrentados, como a aplicação das diretrizes previstas pelo Plano Nacional de Gestão dos Resíduos Sólidos e promover o debate sistemático sobre a situação dos Resíduos Sólidos no Brasil, em consonância com o panorama internacional e estadual. 
 
Participarão dos debates o presidente do Sindicato Nacional das empresas de reciclagem de resíduos na França, Marc Pena; Promotora de Justiça Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, bens e Direitos de Valor Artístico, Estético, Histórico, Turístico, Paisagístico e Urbanístico, Isabela de Deus Cordeiro; Diretor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo, Victor Macedo; Secretário Municipal de Serviços da Prefeitura de Vitória. Romário de Castro; geóloga e Mestre em Geologia Econômica pela UFRJ, Renata Frank, entre outros. 
 
O evento contará também com o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Franchesca e como representante do Ministério do Meio Ambiente, Ronaldo Hipólito que irá falar sobre a situação da política de resíduos sólidos no País. 
 
Serviço
 
Data: 28 e 29 de agosto
 
Local: Hotel Golden Tulip, em Vitória
 
Horário: 8h30

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/