Sexta, 29 Março 2024

Vazamento de agrotóxico contamina córrego em Jaguaré

Um vazamento de agrotóxico deixou revoltados moradores da comunidade de São João Bosco, em Jaguaré, noroeste do Estado. Os impactos, segundo eles, vão desde a poluição das águas à morte de peixes e aves. O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) considera o fato mais um crime registrado no Estado em decorrência da utilização de venenos na agricultura.

 
A denúncia do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) aponta que o vazamento ocorreu há uma semana, mas só nessa quinta-feira (25) foi divulgado à população de todo o Estado. O movimento alertou que os impactos ainda podem ser vistos na água e no solo da região. 
 
O vazamento ocorreu, segundo o MPA, quando o produtor conhecido como Seu Ratinho pulverizava seu cafezal, e ao desligar a bomba, a boia que controlava a saída do veneno parou de funcionar. “Todo o agrotóxico da bomba vazou no Córrego 16, contaminando a água e o solo. O córrego, por sua vez, deságua no Jundiá, riacho que alimenta a represa de Jundiá, principal fonte de abastecimento da cidade”, destacou o MPA.
 
O veneno que contaminou a água, segundo o MPA, é o endolsulfan, considerado altamente tóxico e banido em 45 países. No Brasil o veneno chegou a ficar suspenso devido a associações com problemas graves de saúde. Mas foi liberado, sendo utilizado no cultivo de cacau, café, cana-de-açúcar e soja. Uma nova proibição só é prevista para 2013.

 
A água do córrego contaminada pelo veneno é utilizada para a alimentação humana e animal, além de servir para irrigar as plantações dos agricultores, porém, o MPA diz que apresenta mau cheiro. De acordo com relatos de camponeses, foram encontrados às margens do córrego milhares de peixes mortos, envenenados, e as aves que se alimentam dos peixes também.
 
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) esteve no local e colheu amostras da água do riacho para fazer análises. Mas ainda não se posicionou sobre o ocorrido. 

 
Para os camponeses da região, a falta de punição para os crimes ambientais é também responsável pelo uso indiscriminado de veneno na região. 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/