Quinta, 18 Abril 2024

A uma semana das eleições, onze candidatos a vereador já conquistaram a quinta estrela

 

A uma semana das eleições, a corrida pelas câmaras nos quatro maiores colégios eleitorais da Grande Vitória começa a se definir. Na atualização deste sábado (29), o quadro de estrelinhas de Século Diário “elege” 11 candidatos. Serra lidera o maior número de definições, quatro candidatos tem cinco estrelas; Vitória tem três; Vila Velha dois e Cariacica um.
 
Na Serra, Cézar Nunes e Nacib, ambos do PDT, já conquistaram a quinta estrela. A coligação PDT/PMDB ainda tem outros candidatos na briga. Os pedetistas Auredir e Fábio Duarte, além dos peemedebistas Luiz Carlos Moreira e Dório Pantanal, disputam outras três vagas, caso a coligação faça cinco. Se fizer seis, passam os quatro. 
 
Mas eles ainda não podem comemorar antes da hora, José Luiz Teixeira (PDT), com três estrelas, corre por fora e pode estragar a festa do quarteto. 
 
Na coligação PT/PSB, que deve fazer de quatro a cinco cadeiras na Câmara da Serra, os socialistas Brunos Lamas e Antonio Boy do INSS, pelas previsões de Século Diário, já estão reeleitos. Caso a coligação faça cinco, os petistas Gilmar e Aécio Leite e o socialista Gildo Gomes são os mais cotados para ocupar as três vagas restantes.
 
Todos três estão bem cacifados e fazem campanhas fortes. Gilmar é o candidato do deputado estadual Roberto Carlos (PT), que tem um importante reduto eleitoral na Serra; Aécio Leite tem por trás de sua candidatura o Sindicato da Construção Civil; Gildo Gomes, por sua vez, conta com o apoio do irmão, o delegado Gilson Gomes, e da cunhada, a vereadora Sandra Gomes. 
 
Em Vila Velha, dois candidatos já estão eleitos. O quadro de estrelinhas confirmou cinco estrelas para João Artem (PSB) e Ivan Carlini (PR). A briga no andar de baixo, na maioria das coligações, continua duríssima. Há também a inclusão de novos candidatos que despontaram nas últimas semanas e agora aparecem com chances.
 
Na coligação Vila Velha de Todos Nós (PPS/PSB), Glauber do Esquadrão Resgate e Fabiano Pereira, ambos do PSB, entram no páreo com três estrelas. Ainda na coligação puxada por Artem, que deve fazer de duas a três cadeiras, outros dois socialistas – Antonio Marcos e Joel Rangel – disputam palmo a palmo a segunda colocação. 
 
A disputa também é apertada na coligação formada entre o PTB e PTdoB. Heliossandro (PTB), Tenório Merlo (PTdoB) e Valdir do Restaurante (PTdoB) estão em busca das duas ou três cadeiras que a coligação tem chances de fazer. Destaque para Valdir, que leva uma ligeira vantagem sobre os outros dois concorrentes. Por fora, ainda aparece Fabiano Oliveira (PTB), que está encostado nos favoritos.
 
Na coligação PRB/PMDB, que deve fazer duas cadeiras, Andinho e Chica Chiclete (entrevista em destaque), ambos do PMDB, seguem como favoritos. Destaque para Zezinho Taxista (PRB), que vem crescendo e foi incluído no quadro com três estrelinhas nesta última atualização. 
 
Na avaliação do quadro de estrelinhas, há dúvidas se PT e PSDB conseguirão ao menos uma vaga na Câmara de Vila Velha. Para o petista Zé Nilton entrar, que é o favorito, o PT precisará contar com os votos de legenda do partido. Entretanto, o isolamento do candidato do PT, João Batista Babá, poderá tirar votos do partido e dificultar as coisas para Zé Nilton.
 
Dificuldade semelhante enfrenta o PSDB. O partido, que também não coligou, depende que o candidato a prefeito Max Filho puxe pelo menos cinco mil votos para a legenda. Com esse reforço e com as votações dos tucanos, o partido teria chances de eleger Rogério Cardoso, que é o candidato mais forte. 
 
Na Capital, Zezito Maio (PMDB), Sérgio Sá (PSB) e Fabrício Gandini (PPS) já foram coroados com a quinta estrela e agora assistem de camarote a briga no andar de andar de baixo. 
 
A disputa mais intensa está na chapa puxada por Sérgio Sá. Serjão Magalhães, Davi Esmael (ambos do PSB) e Max da Mata (PSD) continuam disputando voto a voto a segunda posição. Se a coligação fizer três vagas, dois deles ficam de fora. Se fizer uma, além da de Sérgio Sá, consequentemente, só um entra.
 
Na coligação formada por PDT/PSDB/PMDB a disputa também segue ferrenha. Os tucanos Neuzinha e Luiz Emanuel estão um degrau acima dos demais, mas, fora Zezito Maio, ninguém está eleito. 
 
Nesse embate, se observa uma pequena perda de musculatura do candidato Luiz Emanuel, que agora disputa votos mais acirradamente com o candidato do PT, Marcelão, que cresceu nas últimas semanas. O candidato recebe o apoio do prefeito João Coser e do secretário de Turismo Alexandre Passos. Marcelão e Luiz Emanuel tentam conquistar votos no mesmo reduto eleitoral: Jardim Camburi.
 
Ainda na coligação puxada por Zezito Maio, Aloísio Varejão (PSDB), Dermival Galvão, Maurício Leite (ambos do PMDB) e Fábio Lube (PDT), na melhor das hipóteses, brigam por duas vagas, caso a coligação faça cinco cadeiras. Se fizer só quatro, três deles ficam de fora.
 
Em Cariacica, o candidato do PT, José Geraldo Gabrieli, o Capim, é o único que alcançou a quinta estrela. Nas demais coligações o quadro segue indefinido. Na atualização da próxima quarta-feira (3), Século Diário irá definir algumas disputas no município.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/