Quinta, 28 Março 2024

Abstenções no segundo turno no Estado seguiram tendência nacional

Alguns observadores do processo eleitoral do Estado criticaram o alto índice de não comparecimento dos eleitores às urnas no segundo turno das eleições deste ano, apontando a ausência como um fator decisivo nos resultados desse domingo (28). Mas o índice seguiu uma tendência nacional e foi, inclusive, um ponto destacado pela ministra Carmen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Dos 31,7  milhões de eleitores aptos a votar neste segundo turno, nas 50 cidades brasileiras em que ocorreu nova eleição, seis milhões deixaram de comparecer às urnas. O TSE aponta que o número indica que a abstenção no segundo turno ultrapassou 19%, 3 pontos percentuais a mais que o índice do primeiro turno, de cerca de 16%.



Na comparação com o primeiro turno, a margem também não é tão diferente. Vitória foi o município que apresentou o maior número de ausências. No primeiro turno foram 19% de ausências. Na nova etapa o índice subiu para 21, 38%. Em Vila Velha, 19,90% dos eleitores deixaram de votar no segundo turno, acima dos 17,02% da etapa inicial. Cariacica teve a maior diferença entre os dois turnos, na primeira fase foram 15,52% e nesse domingo (28) 20,05%.



O aumento das abstenções em nível nacional preocupa o TSE e será avaliado pela Justiça Eleitoral, disse a presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia. “Agora cabe aos órgãos tanto da Justiça Eleitoral quanto aos  especialistas e cientistas políticos fazermos essa avaliação, porque qualquer aumento é preocupante. Toda abstenção não é boa”, ressaltou a ministra, na entrevista coletiva em que fez um balanço da votação no segundo turno.



Ainda sobre o índice de abstenções há que se considerar algumas explicações que correram as redes sociais no fim de semana. Alguns eleitores que nasceram 1942  ou antes, em número significativo, alguns já faleceram, outros não são obrigados à votar.



Além disso, há aqueles que se mudaram, mas continuam registrados nas seções, por não terem mudado sua zona eleitoral. Também existem eleitores já falecidos que continuam ativos no sistema do TRE.



Por isso, os números de abstenções são computados levando em consideração os relatórios gerais de urna, como não há essa observação intrínseca, os números permanecem altos.





Mais do que o índice de abstenções, o que preocupa na disputa do segundo turno, assim como no primeiro turno, é o alto índice de votos brancos e nulos, embora tenha havido uma redução na nova disputa. Cariacica apresentou, no primeiro turno, o maior índice, com a soma de brancos e nulos de 11,37% do eleitorado. Na nova fase, foram 8,37%. Vitória teve na primeira votação 8,5% e Vila Velha, 9,7. Na nova disputa, os índices foram respectivamente 6,54% e 6,57%.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/