Sexta, 19 Abril 2024

Câmara dos Deputados pode criar CPI das pesquisas eleitorais

Terminada a eleição, restam as críticas à atuação dos institutos de pesquisa durante os dois turnos das campanhas eleitorais no País. Esta semana, o líder do PDT na Câmara dos Deputados, André Figueiredo (CE), protocolou pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o trabalho das empresas especializadas nesse serviço.



Pelo número de assinaturas que o deputado federal conseguiu recolher, parece que a indignação na Câmara é grande. Para abrir uma CPI são necessárias 171 assinaturas, mas o parlamentar afirma ter coletado 225 para o requerimento.



O objetivo da CPI, segundo o jornal Valor Econômico, é investigar possíveis manipulações de resultados publicados pelos institutos de pesquisa para as eleições de 2012. Como parâmetro para o questionamento, o deputado aponta as divergências entre as pesquisas e os resultados obtidos no primeiro turno das eleições para prefeito neste ano.



Entre os casos apontados pelo deputado está a disputa pela prefeitura de Curitiba (PR). Enquanto a pesquisa local apontava um segundo turno entre Ratinho Jr. (PSC), com 34% das intenções de voto, e Luciano Ducci (PSB), atual prefeito e candidato derrotado à reeleição, com 29%, o prefeito ficou de fora da nova disputa e Ratinho Jr. disputou com Gustavo Fruet (PDT), que aparecia em terceiro lugar, com 24%. Fruet foi eleito prefeito da capital paranaense no último domingo.



No Espírito Santo, o dia da eleição no segundo turno foi marcado por uma verdadeira guerra de números sobre os nomes que disputavam as três cidades capixabas em que havia segundo turno. Na primeira etapa da disputa na Capital, o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) chegou a ser apontado como favorito no pleito e os dados apontavam uma vitória em primeiro turno.



Mas quem terminou a disputa de 7 de outubro na frente foi o candidato do PPS, Luciano Rezende. No dia da eleição, uma pesquisa do Instituto Futura foi publicada no Jornal A Gazeta, que começou a circular na cidade ainda na véspera da disputa, apontando uma virada de Luiz Paulo sobre o candidato popular socialista, que foi eleito prefeito da cidade.



Outras duas pesquisas divulgadas nos momentos que antecederam a eleição também ajudaram a confundir o eleitor. Enquanto a pesquisa FlexConsult apontava empate técnico entre os dois candidatos, a pesquisa Enquet mantinha Luciano Rezende à frente da disputa. Já a pesquisa Ibope, divulgada no Jornal Nacional de sábado, colocava Luciano Rezende com 14 pontos de vantagem. O resultado das urnas mostrou uma disputa apertada entre os dois, com vitória de Luciano Rezende.



A revolta dos apoiadores de Luciano com a pesquisa Futura foi tanta que ao saber da vitória do popular socialista, cabos eleitorais queimaram exemplares do Jornal A Gazeta em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).



Na Assembleia Legislativa, ainda antes do segundo turno, o deputado estadual Sandro Locutor (PV), que também disputou a eleição no município de Cariacica, apresentou projeto pedindo a regulamentação das pesquisas realizadas no Estado.



Antes de se iniciar as investigações para nova CPI da Câmara, os deputados federais pretendem fazer um levantamento das pesquisas registradas nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). O objetivo é fazer elencar os dados em que ocorreram incoerência com o resultado final das urnas.



Mas o início dos trabalhos deve demorar, já que oito outras Comissões aguardam na fila para serem instaladas na Casa.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/