Quinta, 25 Abril 2024

Candidato do PDT renuncia e prega voto nulo em Ibitirama

Candidato do PDT renuncia e prega voto nulo em Ibitirama

 

A poucos dias da eleição, o candidato do PDT em Ibitirama, região do Caparaó, Hisham desistiu da disputa, deixando o atual prefeito do município Javan da Silva (PSD) sozinho no pleito municipal. Mesmo fora da disputa, porém, o pedetista continua em "campanha', agora pelo voto nulo na eleição do próximo dia 7 de outubro. 
 
Para os meios políticos locais, a ideia do pedetista é forçar uma nova eleição no município. Se conseguir convencer mais da metade dos 7.627 eleitores locais a votar nulo, deve haver uma nova eleição. 
 
Em sua página do Facebook, o candidato afirmou que e seu vice Valmir pede que os eleitores votem normalmente nos candidatos a vereador e em seguida para anular a eleição de prefeito vote 12 ou qualquer outros dois dígitos. 
 
Na mensagem, o candidato pede ainda que seus eleitores não votem em em branco e explica a movimentação. “Obtendo a maioria absoluta (50%+1) de votos nulos, a eleição para prefeito será anulada, podendo assim ter uma nova eleição a prefeito no próximo mês, quando Hisham poderá concorrer”.
 
O candidato deixou de votar em uma eleição e não tem o certificado de quitação eleitoral. O caso foi parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e há uma decisão da ministra Luciana Lóssio confirmando a negativa da candidatura. Mas o caso ainda tramita no Tribunal. 
 
Na última segunda-feira (24), o candidato procurou a Justiça local para anunciar a renúncia, embora pudesse, não colocou nenhum substituto na chapa, já que deve estar apostando na campanha do voto nulo. Votando em 7 de outubro, nulo, provavelmente, Hisham vai ter o certificado de votação na eleição deste ano e com isso poderá concorrer numa eventual nova eleição.
 
Substituição
 
Enquanto Hisham abriu mão de indicar um substituto, em Alto Rio Novo, o candidato tucano Didi, que também renunciou à eleição, colocou uma substituta de peso no seu lugar. A entrada de Emanuela (PDT) deve mexer com o processo eleitoral no município na última semana de campanha. A candidata, com o apoio do tucano, entra em condições de dividir o pequeno eleitorado de 5.995 com o candidato do PSD Edinho Benfica. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/