Quinta, 25 Abril 2024

Casagrande integra lista de governadores vencedores das eleições nas capitais

Casagrande integra lista de governadores vencedores das eleições nas capitais

Mesmo sem ter pedido um voto sequer para o prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), o governador Renato Casagrande foi incluído em um levantamento do portal Congresso em Foco, como um dos governadores considerados bons cabos eleitorais.



Ele aparece na lista de 11 governadores que tiveram êxito na eleição deste ano apoiando candidatos nas capitais. O restante dos governadores do País saiu derrotado da disputa municipal. No levantamento, há um asterisco no nome de Casagrande, isso porque, alerta o Congresso em Foco, o socialista não apoiou Luciano Rezende diretamente, mas aderiu à coligação partidária.



Na verdade, Casagrande atuou na movimentação pré-eleitoral do Estado, embora tenha adotado uma postura independente. Nos meios políticos, a movimentação de Casagrande foi vista como uma aposta em duas cabeças, contra o palanque de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), apoiado pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB).



No primeiro turno, o PSB indicou o vice na chapa de Iriny Lopes (PT), mas a movimentação do PR e do PP para a coligação de Luciano Rezende, o que redeu tempo de TV e uma base de candidatos a vereador substancial para o então candidato do PPS, é creditada ao governador.  



Assim, independentemente de quem fosse para o segundo turno, haveria uma adesão do derrotado, fortalecendo o grupo do governador contra o de seu antecessor.



A vitória de Luciano, portanto, é vista como uma vitória consistente para o governador e uma derrota para Hartung. O resultado da Capital, somado ao crescimento do PSB nos demais municípios, fortalece o governador para uma disputa à reeleição em 2014.



Além de Casagrande, foram considerados pelo Congresso em Foco os governadores Antonio Anastasia (PSDB), em Minas Gerais;  Camilo Capiberibe (PSB), Amapá; Cid Gomes (PSB), Ceará; Eduardo Campos (PSB), Pernambuco; José de Anchieta Júnior (PSDB), Roraima; Raimundo Colombo (PSD), Santa Catarina, Sérgio Cabral (PMDB), Rio de Janeiro; Simão Jatene (PSDB), Pará; Teotonio Vilela Filho (PSDB), Alagoas, e Tião Viana (PT), Acre.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/