Quarta, 24 Abril 2024

Classe política inicia rearrumação visando as eleições de 2014

Classe política inicia rearrumação visando as eleições de 2014

 

A mexida de peças do PT estadual, reforçando a bancada na Assembleia, com o retorno à Casa do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos Rodrigo Coelho (PT), faz parte do processo de reacomodação das forças políticas após a eleição deste ano. Uma movimentação que não se limita apenas ao PT.
 
Ao retornar a Casa, Rodrigo ganha visibilidade para disputar a reeleição para deputado estadual, em 2014. O legislativo dá mais musculatura política do que um cargo no Executivo e esse parece ser um dos recados das urnas este ano. Basta ver o que aconteceu na Câmara de Vitória, em que os vereadores que ocuparam pastas na gestão Coser, Eliezer Tavares (PT) e Sérgio Sá (PSB) não conseguiram se reeleger.
 
Para os meios políticos, é preciso observar também os cenários locais. No sul do Estado, além de Rodrigo Coelho também devem disputar a reeleição os deputados Theodorico Ferraço (DEM) e Glauber Coelho (PR), ambos estão na Mesa Diretora da Casa hoje e, por isso, têm uma visibilidade maior.
 
Outro nome que deve engrossar a lista de candidatos a deputado naquela região é o vereador Marcos Mansur (PSDB), que assume a suplência da coligação em 2013 e também se credencia para a disputa.  
 
No PSDB, as movimentações para 2014 envolvem o ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho, que visa uma vaga na Assembleia. O que mostra que a ideia de se trazer o tucano Cesar Colnago para a Secretaria de Agricultura não tem consistência dentro do Palácio Anchieta. Até porque está pasta é a que garante um alto grau de ingerência política com lideranças no interior, e dificilmente o governador Renato Casagrande entregaria um filão de movimentação política desta importância a Colnago.
 
O partido, que saiu derrotado da disputa deste ano, precisa aumentar seu capital político e por isso deve brigar pela segunda vaga na Assembleia. Apesar de a legislação eleitoral favorecer a entrada do vereador tucano de Colatina Olmir Castiglione, o ex-deputado Paulo Roberto – que estava no PMN em 2010, partido que fazia parte da coligação como PSDB, mas migrou para o PMDB o que lhe tiraria a vaga –, vai brigar pela cadeira na Assembleia.
 
Ainda na Assembleia, o deputado Josias da Vitória (PDT) cogita disputar uma vaga de deputado federal em 2014. Ele saiu derrotado da eleição em Colatina, mas pode conseguir o apoio do deputado federal Paulo Foletto (PSB) nessa empreitada.
 
Hoje o PDT tem a maior número de deputados federais na bancada capixaba, com Sueli Vidigal, Carlos Manato e Jorge Silva. Essa configuração, porém, deve mudar. O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, deve disputar a eleição à Câmara dos Deputados. Manato teria em 2014 o apoio do adversário de Vidigal na Serra, o prefeito eleito Audifax Barcelos (PSB) e Jorge Silva teve uma atuação apagada na disputa deste ano e, para os meios políticos, pode ter dificuldades na disputa pela reeleição, o que pode abrir um espaço para Josias da Vitória.
 
Com a mudança na composição do plenário da Assembleia em 2013, com a chegada de cinco suplentes, as movimentações para a eleição estadual devem se intensificar e ganhar corpo a partir do próximo ano.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/