Quarta, 24 Abril 2024

Com eleição, PSDB pode ganhar vaga na Assembleia

Com eleição, PSDB pode ganhar vaga na Assembleia

A depender do resultado das urnas neste domingo (28), o PSDB pode ganhar duas vagas na Assembleia Legislativa. Em sua coligação formada em 2010 para a eleição dos deputados estaduais, o partido está junto com PPS, DEM e PMN e tem as duas primeiras suplências da chapa, que ocupa cinco vagas na Casa. Hoje, os tucanos não têm nenhum deputado. Assim, se Rodney Miranda (DEM), em Vila Velha, e Luciano Rezende (PPS), em Vitória, saírem vitoriosos no pleito, os tucanos podem sair fortalecidos em âmbito estadual.

 
Nestes casos, assumem as vagas os vereadores Marcos Mansor, de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), e Omir Castiglioni, de Colatina (noroeste do Estado). O primeiro obteve mais de 14.500 votos em 2010. Já o seu correligionário 11.242.



A chapa já iria substituir no próximo ano um de seus deputados, Luciano Pereira (DEM), que foi eleito prefeito em Barra de São Francisco (noroeste do Estado) nestas eleições. Em seu lugar, entra Janete de Sá (PMN). O segundo suplente da chapa era Paulo Roberto, mas no ano passado ele se desfiliou do PMN para entrar no PMDB, abrindo a brecha para os tucanos na coligação.
 
Além dos três já citados, também ocupam as cinco vagas da coligação na Ales os também demistas Theodorico Ferraço, presidente da Casa, e Atayde Armani. 
 
A apenas dois dias da eleição, são grandes as chances de o PSDB conseguir pelo menos uma dessas vagas. Em Vitória, as últimas pesquisas indicam uma diferença de no mínimo 11 pontos percentuais entre Luciano Rezende e Luiz Paulo – por coincidência, tucano. Ou seja: mesmo se perder as eleições na Capital, o que representaria dura derrota para o partido, o PSDB pode sair com algum espaço a mais no âmbito estadual.
 
Em Vila Velha, as pesquisas também indicam um cenário favorável aos tucanos. Apesar do grande crescimento de seu adversário no pleito, o atual prefeito Neucimar Fraga (PR), nesta reta final, o demista Rodney Miranda ainda aparece à frente e pode confirmar a liderança neste domingo (28).
 
O resultado poderia trazer ganhos reais para o partido, que até agora diminuiu em 50% o número de prefeituras no Estado: de 12, em 2008, caiu para apenas seis este ano. Ainda há a distante possibilidade de Luiz Paulo virar o jogo na capital, o que mudaria o dado e também a força do partido no âmbito estadual, já que controlaria o principal foco político do Estado e poderia trabalhar se cacifando para 2014. Apesar disso, não seria má idéia para os tucanos ter duas novas vagas na Assembleia, ainda mais com representantes de duas cidades com tamanha importância no jogo político do Estado, como Cachoeiro de Itapemirim e Colatina.
 
Novos deputados?
 
 
 
Olmir Castiglioni (foto à esquerda), que é soldado da Polícia Militar, foi eleito vereador de Colatina pela primeira vez em 2000. Durante os anos de 2007 e 2008, o tucano foi presidente da Câmara Municipal da cidade. Obteve 11.242 votos em 2010, quando concorreu para deputado estadual.
 
Marcos Mansor é professor de ensino superior em Cachoeiro de Itapemirim e foi eleito vereador do município com 1.751 votos, o segundo mais votado na cidade. Na eleição para deputado estadual, recebeu 14.562 votos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/