Quarta, 24 Abril 2024

Com fim do segundo mandato, prefeitos têm futuro indefinido

O futuro político dos prefeitos do PT de Vitória, João Coser, e de Cariacica, Helder Salomão, é indefinido.  Os dois apontam projetos bem distintos: Coser acena para uma possível disputa ao Senado, enquanto Helder afirma que voltará à sala de aula, mas nenhum dos dois convence o mercado político sobre suas pretensões.



Coser foi reeleito em 2008 com um capital político invejável. Poderia ter disputado o governo do Estado em 2010, mas por influência do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), de quem se tornou aliado, perdeu oportunidades valiosas de manter e aumentar sua capilaridade.



A adesão de um vice do PMDB, aliado de Hartung, em seu segundo mandato, prendeu Coser ao projeto do ex-governador, o que o prejudicou politicamente. Como em 2014 apenas uma vaga ao Senado estará em disputa, justamente a que hoje é ocupado pela petista Ana Rita Esgario, a cadeira será muito disputada.



Considerando que Coser está desgastado com o segundo mandato, as chances de êxito são poucas, dependendo dos candidatos com quem ele vai disputar. Para os meios políticos, o caminho de Coser poderia ser a Câmara dos Deputados, mas nesse campo também haverá uma disputa dura.



Mesmo tendo saído derrotada da disputa eleitoral na Capital, a deputada federal Iriny Lopes, também do PT, conseguiu aumentar sua capilaridade. A ex-ministra da Mulher do governo Dilma, apareceu com seu programa eleitoral em vários municípios, já que a maior parte deles não tem retransmissora de TV e repete o de Vitória. Com isso sua visibilidade foi grande, fortalecendo a deputada para a disputa à reeleição. Como o PT só deve fazer uma vaga, a probabilidade de que ela seja ocupada pela deputada é grande.



Se a chegada de Coser ao Senado não convence o mercado político, o retorno de Helder Salomão à sala de aula menos ainda. Para os observadores, o prefeito tem vaga garantida no governo do Estado, e pode até ganhar espaço do governo Dilma Rousseff.



O prefeito nega a possibilidade de assumir a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, mas dentro do PT ventilou-se a possibilidade de o atual titular da pasta, Rodrigo Coelho, assumir sua vaga na Assembleia, dando lugar ao correligionário no governo do Estado.



Muito bem conceituado no PT nacional e no governo Dilma Rousseff, Helder Salomão foi cotado algumas vezes para ocupar uma Secretaria Especial ligada à micro e pequena empresa, setor que trouxe muito destaque para os dois mandatos do prefeito petista em Cariacica.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/