Quinta, 28 Março 2024

Com problemas, urnas de Vila Velha mudam o voto de eleitores

Logo na manhã deste domingo (28) de eleições, diversos eleitores de Vila Velha reclamaram de problemas com urnas no município. O defeito assustou: ao registrarem seus votos, a urna mostrava foto e número do opositor. Segundo o 55º Cartório Eleitoral do município, a maior parte das denúncias indica que votos no atual prefeito Neucimar Fraga (PR) migravam para o seu opositor, Rodney Miranda (DEM), mas há registros de erros que também favoreceriam o republicano. 



Há denúncias de eleitores que registraram o mesmo problema em pelo menos cinco bairros de Vila Velha. Apesar disso, fontes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) afirmam que o erro tem mínimas chances de acontecer, pela modernidade das máquinas. Até agora, a falha foi constatado apenas no bairro de Soteco, onde uma urna foi substituída. 



O 57º Cartório Eleitoral, que é o responsável pelo bairro, afirma que o erro é físico, ou seja, aconteceria por uma tecla travar na hora da confirmação do voto. Ainda segundo o 57º Cartório, isso acabou virando um grande boato sobre fraudes no processo eleitoral. O argumento também é usado por um voluntário das eleições, que afirma que o erro é impossível e que o que tem acontecido é “gente querendo tumultuar”. 



A juíza eleitoral 55º Cartório canela-verde, Vânia Campos, tem passado pelas seções para constatar possíveis problemas, acompanhada por um grupo de técnicos, fiscais e membros do TRE. Após os testes, as urnas não apresentaram mais os defeitos. 



Números da eleição 



Até o momento, Vitória foi a cidade que mais apresentou problemas nos registros do TRE, com quatro urnas substituídas. Cariacica segue logo atrás, com três trocas. Enquanto isso, há apenas uma prisão (por desacato) registrada e, até agora, nenhum caso de boca de urna em nenhum município.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/