Sexta, 19 Abril 2024

Composições para o segundo turno em Vitória ainda são imprecisas

Composições para o segundo turno em Vitória ainda são imprecisas

Na disputa eleitoral na Grande Vitória, os olhos se voltam para o pleito na Capital. Além de administrar um orçamento superior a R$ 1 bilhão, Vitória é considerada a segunda maior vitrine política do Estado. Com sete candidatos, o pleito se concentra nas candidaturas de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), Luciano Rezende (PPS) e Iriny Lopes (PT).



A tendência é de que segundo turno seja disputado pelos candidatos. Mas é preciso considerar algumas situações que levarão à nova disputa. Se essa tendência se confirmar, o ex-prefeito Luiz Paulo deve ser o nome do PPS na segunda etapa.



O tucano saiu na frente na disputa por conta do recall de ter sido prefeito da cidade. Ele vem mantendo a dianteira e se confirmar o favoritismo vai para o segundo turno. A dificuldade que poderia atrapalhar o crescimento do ex-prefeito, o júri do empresário Sebastião Pagotto, conforme reportagem publicada nesta edição, foi adiado por tempo indeterminado, o que tira um obstáculo do caminho da eleição do tucano. As fraudes que culminaram com o assassinato do advogado Marcelo Denadai, em 2002, foram denunciadas na CPI da Lama, ocorrida durante a administração do tucano.



A dúvida fica para o outro grupo. Luciano Rezende é o nome mais próximo do segundo turno. Com o apoio do senador Magno Malta (PR), vem crescendo na disputa e pode disputar com Luiz Paulo na segunda fase. Luciano certamente receberia o apoio do palanque do PT, se a ex-ministra Iriny Lopes não passar para o segundo turno.



A dúvida do mercado político é se isso aconteceria se a situação fosse inversa. Ou seja, se Iriny Lopes conseguir chegar ao segundo turno, será que Luciano apoiaria a petista? O candidato do PPS cabe nos dois palanques. Se por um lado há uma aliança histórica entre PPS e PSDB, além do fato de Luciano ter sido secretario municipal em duas pastas (Educação e Saúde), por outro, o candidato é casado com a filha do deputado estadual Cláudio Vereza (PT), o que também pode influenciar na escolha.



No registro de sua candidatura, Luciano foi festejado por militantes do PT e não faz questão de se afastar do partido, o que torna indefinido para o mercado o caminho por ele a ser seguido, caso tenha que apoiar um dos outros dois nomes no segundo turno.






 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/