Quinta, 28 Março 2024

Discurso de oposição favoreceu reeleição de vereadores em Vitória

 

A rejeição à administração do prefeito João Coser (PT) afetou também a disputa proporcional. A composição da nova Câmara, que toma posse em 2013, mostra que os vereadores mais ligados ao prefeito não conseguiram se reeleger. Já aqueles que adotaram durante o mandato uma postura mais afastada da base tiveram um desempenho eleitoral melhor.
 
Exemplo disso é o fato de os vereadores de oposição terem sido os mais bem votado. Com 8.955 votos, o popular socialista Fabrício Gandini sempre teve uma postura mais dura contra a administração. Max Da Mata (PSD) foi o segundo colocado, com 6.572 votos. Embora mais ameno em seu embate com o prefeito, ele também adotou a postura oposicionista na Câmara.
 
Ao todo, oito vereadores se reelegeram. Além de Gandini e de Max Da Mata, Serjão Magalhães (PSB) também tinha atrito com o prefeito. A tucana Neuzinha Oliveira nunca fez uma oposição à prefeitura, mas também não era uma defensora da administração na Câmara. Outro que oscilava era Namy Chequer (PCdoB).
 
Luisinho Coutinho (PDT) ficou porque fez votos de chegada. Bolão (PT), como presidente da Casa tinha uma visibilidade que lhe garantiu a reeleição, além disso, ele não é um político do grupo do prefeito dentro do PT. O líder do governo, Zezito Maio (PMDB) se reelegeu, mas com muita dificuldade.
 
Os sete vereadores ficaram fora da Casa, além dos problemas com o peso das legendas, também tem como ponto comum, o fato de serem os mais aguerridos na base do prefeito.
 
Entre eles está Fabio Lube (PDT), que recebeu o apoio da administração na eleição. O vereador Eliezer Tavares (PT) o nome na Casa mais ligado ao prefeito, foi secretário e tinha todo o apoio do prefeito na campanha à reeleição, assim como o também petista Zecarlinhos, que entrou este ano na suplência de Esmael Almeida (PMDB).
 
Outro secretário municipal que não conseguiu ficar na Câmara é o socialista Sérgio Sá. Ademar Rocha (PTdoB), Aloísio Varejão (PSDB) e Dermival Galvão (PMDB) completam a lista de vereadores da base que não ser reelegeram.
 
No lugar deles entram Luiz Emanuel (PSDB), Marcelão (PT), Davi Esmael (PSB), Wanderson Marinho (PRP), Vinícius Simões (PPS), Devanir Ferreira (PRB) e Rogerinho (PHS).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/