Quinta, 25 Abril 2024

Eleições começam com chuva e alguns problemas operacionais

Eleições começam com chuva e alguns problemas operacionais

A manhã de votação foi tranquila no Estado, mas alguns problemas foram registrados, o que não chegou a atrapalhar a movimentação dos eleitores de uma forma geral. A chuva espantou os eleitores que gostam de votar nos primeiros horários. As seções eleitorais estavam vazias.



Ao todo 39 urnas
urnas apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas. Para suprir as necessidades o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)  tem 1.200 urnas reservas para cobrir os problemas que venham a acontecer ao longo do dia. As urnas eletrônicas têm vida útil de quatro anos e os problemas tendem a acontecer nos equipamentos mais antigos. Este ano foram feitas mudanças nas urnas, com o objetivo de aumentar a confiabilidade do sistema.



Outro problema registrado foi a dificuldade de acesso ao site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O mesmo acontece com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A dificuldade foi explicada pela assessoria do tribunal à Rádio CBN Vitória, na manhã deste domingo.



Como o dia da eleição favorece a ação de criminosos, os sites disponibilizam apenas alguns serviços para diminuir a exposição e a vulnerabilidade do site. Os demais serviços voltam a ser disponibilizados nesta segunda feira (8).



Em Vitória, alguns eleitores ficaram confusos com a mudança do local de votação de alguns seções eleitorais. Quem votava na Escola Brasileira, na Mata da Praia, como o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), passou a votar na escola Marlene Orlandia. Quem votava na Escola Alvaro de Castro Matos, em Bairro República, passou a votar na Escola Brasileira.



Em Cariacica, o candidato a prefeito Marcelo Santos (PMDB), assim como outros eleitores que votam na escola Talma Sarmento, que fica na rua da feira, em São Geraldo, foi encaminhado para a Igreja Adventista, que fica na rua de trás da escola.



Prisões



Durante todo o dia, a polícia e a Justiça Eleitoral tiveram muito trabalho. Ao todo 74 pessoas foram presas no Estado, dessas sete são candiatos a prefeito e vereador em várias localidades do Estado. F
oram registradas detenções por crime eleitoral na Grande Vitória e no interior.



Em Cariacica, duas pessoas foram presas por fazer boca de urna no bairro Tabajara. Na Serra, três pessoas, sendo dois adultos e um adolescente de 16 anos foram detidas por fazer boca de urna em frente à Escola Aristóbulo Barbosa Leão, em Laranjeiras.



As ocorrências não aconteceram só na Grande Vitória. Em Linhares, o secretário de Esportes do município, Jair Reali, também teve que assinar um termo circunstanciado, já que a juíza do município Cristina Eller encontrou na casa dele uma caixa com material de campanha.



Em frente à casa do secretário, dois homens foram detidos e depois liberados. Com eles foram encontrados R$ 2 mil em notas de R$ 20,00. Como não foi comprovado que o dinheiro seria usado para compra de votos, os acusados foram liberados.



No município de Muqui, o candidato a vice-prefeito Carlos Renato Pruculi (PSDB) foi detido por fazer boca de urna. Em Rio Bananal também houve ação da política para apreender material de campanha.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/