Quinta, 28 Março 2024

Eleitor da Grande Vitória vai escolher entre estilos de governar

Eleitor da Grande Vitória vai escolher entre estilos de governar

O candidato que apresentar as propostas que atendam ao interesse da classe C, de manter os serviços públicos a essa camada, será o escolhido do eleitorado. Essa é a opinião da socióloga e consultora especial da Visão Pesquisas, Viviane Medeiros.



Em entrevista a Século Diário neste fim de semana, ela faz uma análise município a município, na Grande Vitória, sobre a disputa e os nomes colocados. Para ela, o eleitor busca entre os candidatos colocados aquele que, com um perfil técnico, aponte soluções práticas para os problemas da cidade.



Neste sentido, não há espaço para os políticos que não tenham uma história de vida para além da política. Também não há mais espaço para os candidatos clientelistas, já que suas atuações são em um campo restrito, as classes D e E, que hoje não são maioria do eleitorado.



A entrevistada também faz uma avaliação sobre as pesquisas divulgadas na Grande Vitória e alerta: institutos que trabalham para candidatos não deveriam divulgar levantamentos em jornais, pois criam desconfiança no eleitor mais esclarecido. Por isso, acredita, a influência do voto útil deve diminuir.



Sobre a choradeira dos candidatos de que não teriam dinheiro para colocar nas campanhas, a socióloga não acredita que haja escassez de recursos, dada a qualidade dos programas exibidos na TV e a contratação de marketeiras famosas no Estado. O que existe, segundo ela, e uma preocupação com o aumento da fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre a captação desses recursos e a utilização das verbas para compra de votos.



Viviane Medeiros faz ainda uma avaliação sobre a situação do PT, que sofre com o desgaste dos oito anos do governo João Coser, em Vitória; o erro estratégico da escolha da sucessora de Helder Salomão, em Cariacica, e a dificuldade natural da eleição em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado). A entrevista com Viviane Medeiros Chaia vai ao ar neste sábado (25).

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários: 1

Guto Gomes em Terça, 28 Abril 2020 21:53

Os olhares para as próximas eleições precisa ser mais ampla e chegar nas comunidades

Os olhares para as próximas eleições precisa ser mais ampla e chegar nas comunidades
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/