Quinta, 25 Abril 2024

Estrelinhas: quadro registra alterações em 36 municípios

 


As atualizações feitas no quadro de estrelinhas nessa segunda-feira (24) registraram alterações no cenário eleitoral de 36 dos 78 municípios capixabas. Nesses municípios em que registramos mudanças na corrida eleitoral, 24 candidatos a prefeito conquistaram a quarta estrela e aparecem como favoritos a menos de duas semanas das eleições. 

 
O crescimento desses candidatos, entretanto, ainda não define o quadro eleitoral. Mesmo nesses municípios em que pelo menos um dos candidatos já alcançou a quarta estrela, há casos em que o segundo colocado aparece em ascensão e com boas chances de equilibrar a disputa nesta reta final.
 
É o caso, por exemplo, de Anchieta (sul do Estado). Marcos Vinícius Assad, o Marquinhos (PTB), recebeu a quarta estrela e lidera, mas Renato Lorencini (PSB) segue colado no petebista com três estrelas. O quadro se repete em Baixo Guandú, onde Neto Barros (PCdoB) abriu vantagem sobre o oponente, Eraldo Travizani (PSB), que segue firme na disputa, também com chances.
 
Mas apertada ainda é a disputa em Piúma (litoral sul do Estado). A petista Fernanda Taylor, com quatro estrelas, segue cabeça com cabeça ao lado de Samuel Zuqui (PSB), que também tem quatro.
 
Esse quadro de indefinição, em que um dos candidatos leva ligeira vantagem sobre seus adversários, é observada também em médios e grandes municípios. Em Linhares, por exemplo, o candidato Guerino Zanon (PMDB) deu uma deslanchada e conquistou a quarta estrela, mas Nozinho Correa (PDT) ainda segue vivo na disputa. 
 
A disputa continua indefinida também em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado). Glauber Coelho (PR) tem quatro estrelas, mas o petista Carlos Casteglione cresceu e agora tem três estrelas. 
 
No maior colégio eleitoral do Estado o quadro também é de indefinição. Neucimar Fraga (PR), com quatro estrelas, abriu uma margem sobre seus dois principais adversários: Max Filho (PSDB) e Rodney Miranda (DEM). Destaque para o crescimento do deputado estadual do DEM, que vem crescendo nesta reta final. No quadro de estrelinhas Max e Rodney aparecem empatados com três estrelas, mas o cenário mostra o tucano mais estagnado e Rodney em ascensão.  
 
Indefinição também em Vitória, com Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) perdendo um pouco de força nesta reta final. Quem cresceu com o discreto encolhimento do tucano foram seus dois adversários mais diretos: a petista Iriny Lopes e o deputado estadual Luciano Rezende. Destaque para o candidato do PPS, que agora tem três estrelas e aparece na frente de Iriny.
 
Em Cariacica a disputa também embolou nesta reta final. Marcelo Santos (PMDB) que seguia com tranquilidade na liderança, agora vê Juninho (PPS) e Lúcia Dornellas (PT) crescendo no seu retrovisor. O vice-prefeito Juninho aparece um pouco maior que a petista, com três estrelas.
 
Mas a maior surpresa ficou reservada para Viana. O candidato Gilson Daniel (PV) atropelou a ex-prefeita Solange Lube (PMDB) - até então considerada favorita -, que perdeu uma estrela e agora só tem duas contra quatro do seu surpreendente adversário. 
 
Pesquisa Visão/Século Diário publicada nessa segunda-feira (24) confirma o crescimento do candidato do PV. Gilson Daniel aparece com 50% das intenções estimuladas de voto contra 28,8% da ex-prefeita. A pesquisa foi registrada no TRE-ES sob o número ES- 0085/2012.
 

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/