Sábado, 20 Abril 2024

Ex-ministros vivem situações parecidas nas disputas eleitorais

Ex-ministros vivem situações parecidas nas disputas eleitorais

As coincidências entre os candidatos petistas Iriny Lopes, em Vitória, e Fernando Haddad, em São Paulo, vão além do fato de terem passado pelo governo federal. Nos dois casos eles são apostas da Nacional do PT em seus estados. Além disso, estão ambos em terceiro lugar na corrida eleitoral, buscando espaço para chegar ao segundo turno. 

 
A diferença nas duas candidaturas está evidentemente no volume de recursos investido pelo PT nos candidatos. Para fortalecer a disputa presidencial em 2014, vencer na capital paulista é uma prioridade para o PT. Nesse contexto, não só no volume de recursos, chama atenção a investida das lideranças na campanha, com a presença do ex-presidente Lula e ministros, fortalecendo o palanque do ex-ministro da Saúde. 
 
No caso de Vitória, a campanha da ex-ministra da Mulher Iriny Lopes significa uma demonstração de força para o PT. Além de governar a cidade por oito anos, com João Coser, na capital capixaba o principal adversário de Iriny é o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas, que lidera a corrida eleitoral. 
 
Vitória é a única capital do Sudeste que o PT governa, por isso, o PT Nacional tem uma atenção a mais na disputa capixaba. Além disso, na disputa de 2010, Dilma não venceu em Vitória. Por isso, precisa se fortalecer com a vitória na disputa municipal.
 
Mas tanto em São Paulo, quanto em Vitória, o PT corre contra o tempo para conseguir vencer seus adversários e chegar ao segundo turno. Ambos mostraram um crescimento na disputa e Haddad está mais próximo de suplantar o segundo colocado na eleição de São Paulo, o tucano José Serra (PSDB). Já Iriny está mais afastada do segundo colocado Luciano Rezende (PPS). 
 
Nos dois estados, a disputa com o PSDB pela hegemonia política faz com que o PT invista em seus candidatos. O resultado das urnas nessas duas capitais é um indicativo para o partido de como se portar em 2014, quando, provavelmente, Dilma enfrentará o PSDB na eleição presidencial. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/