Quinta, 25 Abril 2024

Futuro do prefeito de VV depende do desempenho de seu sucessor

Dos prefeitos derrotados da Grande Vitória, a situação mais delicada talvez seja a do republicano Neucimar Fraga, que comanda a prefeitura de Vila Velha. Com a vitória de Rodney Miranda (DEM) no segundo turno da disputa municipal, ele sai desgastado.



Isso não significa, porém, que a derrota tenha posto um fim em suas chances de buscar um posicionamento eleitoral em 2014, já que saiu da disputa com uma votação significativa, com 97.277 votos, o que equivale a 44,37% do eleitorado do maior colégio eleitoral do Estado.



Mas sua recolocação no cenário eleitoral, vai depender do desempenho de seu sucessor na prefeitura, porque sua principal base está no município de Vila Velha. Se Rodney não conseguir um bom desempenho, Neucimar pode capitalizar esse desgaste para se fortalecer em uma disputa de deputado federal.



Mas para isso, precisará fazer costuras internas e externas. Internas, porque o PR projeta um cenário para 2014 com a candidatura à Câmara dos Deputados do secretário de Esportes do Estado, Vandinho Leite. Ele abriu mão da disputa na Serra, inclusive, em troca de apoio do prefeito eleito Audifax Barcelos (PSB) na próxima eleição.



Externamente, Neucimar tem que buscar formas de se fortalecer, afinal, para os meios políticos, também estará disputando a Câmara o ex-prefeito Max Filho (PSDB), agora reconciliado com o ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que por meio de Rodney tem espaço político garantido graças à ascensão do demista à prefeitura de Vila Velha. Correndo por fora e com peso nos palanques, está o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), com quem Neucimar pode bater de frente, caso prefira disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.



Defesa



Seguindo a linha de outros colegas de plenário na sessão do Senado dessa terça-feira (30), o senador Magno Malta fez um discurso em defesa do prefeito Neucimar Fraga, dizendo que ele tem capital político para disputar o que quiser em 2014.



Ele lembrou a votação de Neucimar, e destacou que o prefeito é um quadro do partido e vai contar com o apoio do PR para conquistar a capilaridade necessária para se recolocar no cenário político da eleição estadual.



O discurso de Malta destoou de uma mera defesa do prefeito derrotado, pela veemência em que se referia às condições políticas do correligionário. Um reflexo da artilharia pesada dos adversários no processo eleitoral de Vila Velha e, sobretudo, de Vitória.



O senador criticou a tentativa de desqualificar seu apoio político em uma campanha de criminalização do senador. Nos dois municípios, o PR esteve em palanques opostos ao dos candidatos apoiados pelo ex-governador Paulo Hartung, de quem é adversário político.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/