Quarta, 24 Abril 2024

Gilson Daniel abre mais de 20 pontos sobre Solange Lube

Gilson Daniel abre mais de 20 pontos sobre Solange Lube

 

Se a eleição fosse hoje, o candidato Gilson Daniel estaria eleito prefeito de Viana. Pesquisa Visão/Século Diário aponta o candidato do PV com 50% das intenções estimuladas de voto contra 28,8% da ex-prefeita Solange Lube. O percentual de indecisos (14,5%), pelo menos na estimulada, seria insuficiente para a deputada virar a vantagem a seu favor. O intervalo de confiança estimado da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
 
 
Na espontânea, quando o entrevistador não apresenta uma lista de candidatos ao eleitor, o vereador também leva larga vantagem sobre a deputada estadual do PMDB. Gilson Daniel aparece com 41,6% das intenções de voto contra 22,2% de Solange Lube. Na menção espontânea o percentual de indecisos é maior: 28,1%. Segundo a socióloga Viviane Vervloet de Medeiros Chaia, responsável técnica da pesquisa, isso indica que a eleição em Viana para prefeito ainda não mobilizou completamente o eleitorado e o quadro ainda não está definido. “A tendência é que a candidatura de Gilson Daniel caminhe para a consolidação”, salienta a socióloga.
 
Viviane ressalta que a diferença na espontânea entre Gilson Daniel e Solange Lube é de 19,4%, ou seja, menor que o índice de indecisos (28,1%). “Na menção estimulada o candidato do PV abre uma frente de 21,2% das intenções de voto, o que indica que os votos dos indecisos tendem a migrar para Gilson Daniel”, afirma. 
 
A deputada do PMDB também detém o maior índice de rejeição (estimulada): 42,6%. O percentual é quase três vezes maior ao do seu concorrente, que tem apenas 15% de rejeição. O eleitor com nível médio (51,6%) é o mais refratário à candidatura da ex-prefeita. Ela também sofre maior rejeição (50%) entre os eleitores com renda familiar de cinco a 10 salários mínimos 
 
A pesquisa Visão/Século Diário também aferiu a percepção dos eleitores quanto à gestão da prefeita Ângela Sias (PMDB). A atual administração é desaprovada por 70,7% dos eleitores e aprovada por apenas 17,5%. “Este dado parece apontar para o esgotamento do modelo de gestão do grupo de Solange Lube no município de Viana, o que se reflete nas intenções de voto da candidata do PMDB”, explica Viviane Chaia.
 
Para o cientista político Antônio Carlos de Medeiros, coordenador da pesquisa Visão/Século Diário, Gilson Daniel ainda tem potencial para crescer e, por isso, é o virtual prefeito de Viana. “Só um fato político-eleitoral extraordinário poderá ainda reverter esta tendência”, afirma.
 
A pesquisa Visão/Século Diário entrevistou 406 pessoas no último dia 19 de setembro. O registro da pesquisa no TRE é ES- 00085/2012

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/