Sexta, 29 Março 2024

Grupo de Paulo Hartung será testado na eleição do PMDB

Grupo de Paulo Hartung será testado na eleição do PMDB

Os peemedebistas do Estado preparam a eleição para a direção regional do partido para o próximo dia 20 de dezembro. Mais do que uma eleição interna de partido, estará em avaliação a manutenção do projeto político do ex-governador Paulo Hartung. Os aliados começam a trabalhar a reeleição do atual presidente, deputado federal Lelo Coimbra, mas um grupo de insatisfeitos pode evitar chapa única na disputa.



A eleição do PMDB estadual pode definir o futuro político do ex-governador. Durante o período eleitoral ventilou-se a possibilidade de o grupo do ex-governador migrar para o ninho tucano. Mas depois da eleição, em que o PSDB saiu encolhido das urnas, o partido deixou de ser atrativo para comportar Hartung e companhia. O ex-governador, sem mandato, precisa se fortalecer para o jogo político de 2014.



O interesse em manter o comando do PMDB fica implícito também no retorno de outro grande aliado do ex-governador à Executiva, o prefeito de Linhares Guerino Zanon. Aliás, foram Lelo e Zanon, que em 2007 comandaram a movimentação de tomada do partido.



Na época, o PMDB era comandado pelo ex-deputado federal Marcelino Fraga, ligado aos peemedebistas históricos. A polêmica gerada pela renúncia de Marcelino ao mandato de deputado federal serviu de subterfúgio para que os dois procurassem apoio na Executiva Nacional para tomar o partido.



À frente do PMDB capixaba, Lelo Coimbra isolou os históricos e implementou uma política que transformou o partido em instrumento político para o projeto de Hartung. Desde então, os atritos entre históricos e o grupo de Hartung são constantes. Um nome que enfrenta o grupo dentro do PMDB é o da vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas. Durante os oito anos do governo Paulo Hartung, Rose sofreu uma tentativa de esvaziamento de suas bases, mas a aliança com os prefeitos manteve a deputada no jogo.



Quem deixou o partido insatisfeita com a falta de espaço político foi a ex-deputada federal Rita Camata, que ingressou no PSDB, partido pelo qual disputou o Senado em 2010.



Na disputa pela presidência do partido em dezembro, a dinâmica política implantada pelo grupo de Hartung será testada e poderá funcionar como um bom exercício de força política para 2014. Em desgaste por falta de um mandato, o governador Paulo Hartung precisaria se fortalecer dentro do partido para ganhar musculatura. Além disso, precisa ter o controle do partido para poder continuar movimentando as peças no tabuleiro da disputa estadual.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/