Terça, 23 Abril 2024

Guerra dos números deixa eleitor confuso em Vitória



Renata Oliveira e Nerter Samora



O candidato do PSDB, Luiz Paulo Vellozo Lucas, publicou em seu perfil no Facebook uma decisão da juíza eleitoral de Vitória, Mariane Júdice de Mattos, deste domingo (28), acatando o pedido para a retirada de circulação do jornal A Tribuna, por conta da divulgação de uma pesquisa eleitoral na qual o adversário do tucano no segundo turno, Luciano Rezende (PPS), aparece na frente da corrida eleitoral.



A coligação de Luiz Paulo denunciou e a juíza acatou a denúncia. O jornal rodou na madrugada deste domingo em uma segunda edição, publicando uma pesquisa registrada no dia 18 de outubro, que “conduz a dúvida invencível da tentativa de se interferir na vontade do leitor, em flagrante lesão à legitimidade, normalidade e isonomia do processo eleitoral”, diz o post do candidato no Facebook.



Ainda segundo a publicação no Facebook, a pesquisa publicada na Tribuna de hoje repete a pesquisa referente aos dias 24 e 25 de outubro, já divulgada no último dia 26 (sexta-feira). A Executiva Estadual do PSDB também criticou a publicação, por meio do Twitter do presidente tucano, deputado federal César Colnago.



Na Capital, nessas últimas horas, estabeleceu-se uma verdadeira guerra de pesquisas, com números conflitantes, o que deixou o eleitor confuso na hora de ir às urnas.



Os dados causam confusão até entre os candidatos. Pela manhã, o candidato do PPS, deputado estadual Luciano Rezende, minimizou os efeitos da pesquisa do Instituto Futura, única que o tirou da liderança da corrida eleitoral.  Ele lembrou que a pesquisa que errou menos o cenário de intenções de votos, errou por uma diferença de 10 pontos percentuais.



Já o tucano, apesar da festa da militância com os dados do Instituto Futura, tratou o assunto com cautela: “A pesquisa eleitoral que importa é a das 17 horas”, fazendo referência à apuração dos votos.



Embora o Futura mostre uma diferença de três pontos, com vantagem para o tucano, as pesquisas do Ibope e Enquet dão vantagem para Luciano de no mínimo 10 pontos. Já a pesquisa da FlexConsult indicou um empate técnico entre os candidatos com ligeira vantagem para o deputado estadual.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/