Quinta, 18 Abril 2024

Indefinição em Vila Velha: Neucimar e Rodney estão tecnicamente empatados

Indefinição em Vila Velha: Neucimar e Rodney estão tecnicamente empatados

 


Na véspera das eleições ainda não é possível cravar quem será o próximo prefeito de Vila Velha. A pesquisa Visão/Século Diário aponta empate técnico entre os candidatos Neucimar Fraga (PR) e Rodney Miranda (DEM). A menção espontânea aponta uma diferença de apenas 2,8 pontos percentuais a favor de Rodney, índice que está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos para mais ou para menos.

 

Rodney tem 42,8% das intenções de voto, enquanto Neucimar aparece com 40%. Apesar da proximidade das eleições, o índice de indecisos na espontânea permanece alto: 10,9%; o percentual de votos brancos e nulos é de 6,3%.

 
Na menção estimulada, a diferença entre os dois candidatos é ainda menor, de apenas dois pontos percentuais: Rodney Miranda aparece com 45,3% das intenções de voto e Neucimar Fraga com 43,3%. O índice de indecisos é de 5,9% e o de votos nulos e brancos de 5,5%.
 
Considerando apenas os votos válidos – ficam de fora os votos brancos, nulos e dos eleitores indecisos -, Rodney Miranda tem 51,7% das intenções de votos contra 48,3% de Neucimar Fraga. 
 
Segundo a socióloga Viviane Chaia, responsável técnica pela pesquisa, tanto a menção espontânea quanto a estimulada confirmam o empate técnico entre os candidatos. Ela ressalta que a existência de 10,9% de eleitores indecisos na menção espontânea confirma um quadro eleitoral de indefinição em Vila Velha. “Este alto índice de indecisos às vésperas das eleições pode estar associado ao clima de guerra que prevaleceu durante as campanhas eleitorais, principalmente nesta reta final. O eleitor não sabe quem está falando a verdade nesta troca de acusações e permanece indeciso”.
 
A pesquisa Visão/Século Diário aferiu também a “situação do voto” para mensurar o potencial de flutuação e migração de votos no dia das eleições. Dos eleitores que dizem que vão votar em Rodney Miranda, 89,4% dizem que estão decididos; 8,9% que ainda podem mudar de voto e 1,7% dizem que “não sabem”. Dos eleitores que pretendem votar em Neucimar, 88,7% afirmam que estão decididos; 8,7% admitem que ainda podem mudar o voto e 2,6% dizem que “não sabem”.
 
Para o cientista político e coordenador da pesquisa Antônio Carlos de Medeiros, a aferição da chamada “situação do voto” indica que ainda há um potencial significativo de flutuação de voto para um lado ou para o outro. “Essa situação confirma, mais uma vez, o caráter de rigorosa indefinição nas eleições em Vila Velha”, destaca Medeiros.
 
Os eleitores indecisos, que segundo os analistas podem decidir as eleições em Vila Velha, têm o seguinte perfil: ganham até dois salários mínimos; têm mais de 45 anos de idade; e baixo grau de escolaridade (ensino fundamental incompleto), ou seja, são eleitores que moram nos bairros mais populares de Vila Velha. “O candidato que tiver maior capacidade de penetração nestes bairros para conquistar esses votos tem chances reais de ganhar a eleição”, prevê Viviane. 
 
 
Rejeição
 
A rejeição entre Rodney Miranda e Neucimar Fraga é de 5,2 pontos percentuais. O candidato do DEM é rejeitado por 26,3% dos eleitores entrevistados, enquanto a rejeição do republicano é 31,5%. Não foi registrada rejeição entre 33,5% dos eleitores; 2,5% rejeitam os dois candidatos, e 6,2% não sabem ou não responderam. Tanto Rodney quanto Neucimar têm maior rejeição na faixa etária entre 25 a 34 anos, respectivamente 27,3% e 36,4%. Com relação à faixa de escolaridade, Rodney sofre maior rejeição entre os eleitores com ensino fundamental incompleto (30,3%), enquanto Neucimar é mais rejeitado entre os eleitores com nível superior (47%). 
 
A pesquisa Visão/Século Diário foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) sob o número ES-00237/2012. Foram ouvidos 600 eleitores entre os dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/