Sexta, 19 Abril 2024

Luciano Rezende vence em Vitória e quebra domínio de poder entre PT e PSDB


 

Foram necessários apenas 44 minutos após o término da votação neste domingo (28) de segundo turno, para que a população de Vitória conhecesse o seu novo prefeito. A vitória de Luciano Rezende (PPS) quebra um histórico de revezamento na prefeitura entre o PT e o PSDB, que dominavam a política local há 24 anos.



O candidato do PPS foi eleito com 98.937 votos (52,73%) contra o candidato do PSDB, Luiz Paulo Vellozo Lucas, que obteve 88.687 votos, o que equivale a 47,27% dos votos válidos.



A apuração foi bastante tensa, com uma diferença mínima entre os candidatos por um bom período. Logo no início da apuração, Luiz Paulo chegou a superar Luciano, mas a medida em que avançava a contagem dos votos, o candidato do PPS consolidou a vitória obtida também no primeiro turno e vai administrar a capital capixaba.



Em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apoiadores de Luciano Rezende fizeram uma grande festa, ao saber do resultado da eleição. O candidato, diferentemente do primeiro turno, não foi para o Tribunal e sim para o comitê, na Avenida Vitória. Luiz Paulo acompanhou a votação em casa.



Chamou a atenção o alto número de abstenções e de votos brancos e nulos na eleição da Capital. Deixaram de comparecer às urnas neste domingo 54.609 eleitores, o equivalente a 21,38%. Dos que compareceram às urnas, 5.074 (2,53%) votaram em branco e outros 8.060 (4,01%) anularam o voto.



Encontro com o governador



A primeira agenda do prefeito eleito de Vitória será um encontro com o governador do Estado, Renato Casagrande, nesta segunda-feira (29) às 12h30. Eleito com o apoio do governador, Rezende afirmou durante a coletiva de imprensa em seu comitê, que o trabalho será para unir forças, principalmente diante das dificuldades financeiras que o Estado deve passar a partir de 2013.



Luciano também agradeceu os eleitores pela confirmação da eleição no segundo turno e afirmou que fará uma gestão generosa, ouvindo a cidade e fazendo um detalhamento do plano de governo. A primeira ação depois da vitória será organizar a equipe de transição. Durante sua campanha, Luciano Rezende afirmou que não vai paralisar obras em andamento da atual administração do PT.



Eleito com o apoio de um grupo de partidos grande, Luciano Rezende afirmou que sua equipe de governo não vai privilegiar coloração partidária e que o perfil técnico será o ideal para os secretários, evidentemente acomodando a base. Quanto à relação com a Câmara de Vereadores, o prefeito eleito disse que vê com tranquilidade a movimentação dos vereadores e que tem boa relação com os eleitos.







Conheça a trajetória política do próximo prefeito de Vitória



Luciano Rezende, eleito neste domingo (28) para ser o próximo prefeito de Vitória pelo Partido Popular Socialista (PPS), tem 50 anos e é natural de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. Formou-se em Medicina na Ufes e fez pós-graduação em Medicina Esportiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



No início de sua carreira política, o “candidato da mudança” foi quatro vezes eleito vereador de Vitória, atuando na Câmara Municipal de 1995 a 2008. Neste meio tempo, foi secretário de Educação e de Saúde na gestão de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), seu adversário no segundo turno das eleições de 2012.



Em 2008, disputou a prefeitura da cidade e recebeu mais de 58 mil votos (31,77%), perdendo para João Coser (PT), que teve mais de 119 mil e 65% dos votos válidos. Depois disso, foi secretário estadual de Esporte e Lazer até o final na gestão Paulo Hartung (PMDB).



Luciano é deputado estadual, eleito em 2010 com 21.146 votos (1,13%) pela coligação “O Espírito Santo no rumo certo”, composta à época por PPS, DEM, PSDB e PMN, tendo sido o 20º mais votado entre os 30 eleitos. Na Assembleia Legislativa do Estado, preside a comissão de Turismo e Desporto e as Comissões Especiais da cobrança da Taxa de Marinha e de Estudos Econômicos e Alternativas para o Espírito Santo Pós-Fundap. Além disso, é membro efetivo das Comissões de Saúde e Anti-Drogas e suplente nas de Educação e de Justiça.



Luciano é presidente estadual do PPS e suplente da Executiva Nacional do partido.



Colaborou: Kauê Scarim

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/