domingo, dezembro 7, 2025
20.9 C
Vitória
domingo, dezembro 7, 2025
domingo, dezembro 7, 2025

Leia Também:

Magno Malta aparece com 2% na pesquisa DataFolha à Presidência da República

Pela primeira vez, o senador Magno Malta (PR) foi incluindo na pesquisa eleitoral para a Presidência da República. No levantamento feito pelo DataFolha, divulgado nesta sexta-feira (6), na Folha de S. Paulo, o candidato do PR aparece com 2% das intenções de votos. 
 
No último sábado, o senador reafirmou aos aliados em um seminário do partido, em Vila Velha, que participará da convenção nacional do PR, no próximo dia 21, e apresentará o nome para disputa à Presidência. Nas pesquisas anteriores o PR não havia colocado o nome do senador para sondagens em pesquisas. 
 
Magno vem em quinto lugar na corrida presidencial. A presidente Dilma Rousseff (PT) segue na liderança da disputa, embora tenha sofrido mais uma queda. A petista aparece com 34% das intenções de voto. A queda da presidente, porém, não representou crescimento de seus principais adversários. 
 
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece em segundo lugar com 19% das intenções de voto e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) tem 7% da preferência do eleitorado. Todos apresentaram queda em relação ao último levantamento, feito no início de maio pelo mesmo instituto. Dilma tinha 37% das intenções de voto, contra 20% de Aécio Neves e 11% de Eduardo Campos, que caiu quatro pontos.
 
Os dados ajudam a complicar ainda mais o cenário capixaba, porque aumenta a indefinição nacional. Como o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) vem sendo pressionado a assumir o palanque de Dilma Rousseff no Estado, a queda geral dos presidenciáveis prejudica ainda mais a decisão do ex-governador, que esfriou as conversas com o PT.
 
Outro dado que chama a atenção no levantamento são os 30% de indecisos faltando quatro meses para a eleição. Segundo o instituto, esse é uma dos maiores índices de indecisos dos últimos pleitos a menos de quatro meses para as eleições.
 
O Datafolha entrevistou 4.337 pessoas em 207 cidades brasileiras entre terça-feira (3) e quinta-feira (5). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00144/2014.

Mais Lidas