Quinta, 28 Março 2024

Na dianteira, Neucimar e Max não têm vantagem confortável

 

As análises iniciais do mercado político em relação à disputa eleitoral em Vila Velha mostram que os dois principais nomes da corrida eleitoral são o atual prefeito Neucimar Fraga (PR) e o seu antecessor, Max Filho (PSDB). Mas isso não lhes garante uma dianteira confortável. A tendência é de que o pleito fique embolado e, se os dois forem para os segundo turno, não será com uma larga vantagem em relação aos demais candidatos. 
 
O cenário aponta para duas novidades no pleito, elemento desejado pelos eleitores do município: Rodney Miranda (DEM) e João Batista Babá (PT). Mas seus desempenhos dependem muito da estratégia adotada por cada um deles. 
 
Para os meios políticos, as impressões do eleitorado em relação a Rodney já atingiram o teto. Ele chega, segundo as pesquisas divulgadas no último final de semana, a um retrospecto de menos de 20%,mas resta saber se vai conseguir manter ou aumentar esse patamar. A estratégia do deputado estadual era a de crescer com o desgaste do prefeito Neucimar Fraga, o que não se concretizou. Agora ele terá que investir na imagem de supertira, criada durante sua gestão à frente da Secretaria de Estado de Segurança, para tentar convencer o eleitor. 
 
Já o candidato do PT, vereador João Batista Babá, embora esteja em desvantagem em relação aos demais concorrentes, tem condições de crescer. Isso porque há uma expectativa de que o PT tenha um público cativo no município. Além disso, ele contará com o apoio do deputado estadual Cláudio Vereza e da senadora Ana Rita, também do PT, o que pode reforçar seu palanque. Dependendo do trabalho dele, a previsão é que possa chegar a 15% do eleitorado, dividindo ainda mais os votos. 
 
Uma incógnita que persiste na eleição é sobre o apoio do deputado estadual Hércules Silveira (PMDB). Ele tem um capital político no município elevado, tanto que chegou ao segundo turno das eleições de 2008 contra Neucimar Fraga, que venceu em uma disputa apertada contra ele. A questão é que o voto do deputado é considerado “emocional”, por isso, a transferência de seus votos pode não se efetivar. 
 
O município tem hoje metade do eleitorado indeciso em relação aos candidatos apresentados, o que torna a disputa ainda mais acirrada e indefinida. Mas se confirmada a tendência até aqui, a expectativa é de que Neucimar e Max Filho disputem o segundo turno em 28 de outubro. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/