Terça, 23 Abril 2024

Novo prefeito não deve ingerir na escolha de presidente da Câmara

Novo prefeito não deve ingerir na escolha de presidente da Câmara

Depois de quatro mandatos de vereador na Câmara de Vitória, o prefeito eleito Luciano Rezende (PPS) não deve impor um nome para presidir a Casa. Essa é a impressão nos bastidores da movimentação que escolherá o novo presidente da Câmara no próximo ano.



A expectativa é de que o nome que presidirá a Casa nos próximos dois anos deve sair do grupo de vereadores que tiveram uma queda na votação em relação à disputa de 2008, em um movimento de autoproteção, como já aconteceu no passado. Por parte do Executivo, a necessidade de harmonia entre os poderes para garantir a governabilidade do prefeito deve prevalecer no acompanhamento das movimentações do legislativo.



O episódio da derrubada do veto do prefeito João Coser (PT) a um projeto de lei que garantia o 14º salário aos professores da rede municipal foi um indício de que a possibilidade de o vereador Fabrício Gandini (PPS), autor do projeto, se candidatar ao cargo, ficaria inviável neste primeiro momento.



Na Casa, há uma tendência em rejeitar tanto o nome de Gandini, como dos outros dois vereadores mais bem votados nesta eleição – Max da Mata (PSD) e Serjão Magalhães (PSB) –, porque para os vereadores seus projetos têm um cunho mais pessoal do que o fortalecimento do coletivo na Câmara.



Os vereadores no governo de João Coser acumularam desgaste vindo dos problemas com a administração. Por isso, devem mudar suas posturas nesta legislação. Nesse sentido, ganha destaque no plenário os vereadores que têm perfil independente.



Nos bastidores, um desses nomes é o do vereador reeleito Namy Chequer (PCdoB), que não desagrada o governo nem entra em atrito com os colegas. O atual presidente da Casa, Reinado Bolão (PT), é outro que pode ter chances. Apesar de ser do mesmo partido de Coser, Bolão não se posicionou de forma subserviente ao governo e também tem uma administração positiva entre os vereadores.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/