Segunda, 29 Abril 2024

Pesquisa CNI/Ibope: Casagrande tem 29% aprovação

A pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta-feira (25), além do governo da presidente Dilma Rousseff, avaliou também governadores de 11 estados, entre eles o do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). A pesquisa entrevistou 7.686 pessoas, de 9 a 12 de julho, ou seja, quando os protestos já haviam tomado conta das ruas nas principais cidades do país. 
 
A pesquisa, entre outros quesitos, avaliou a aprovação de ótimo/bom da presidente e dos 11 governadores. Dilma, que tinha 55% de aprovação na pesquisa de junho, aparece com 31% no levantamento atual. A queda de 24 pontos é reflexo dos protestos que tomaram conta das ruas nos últimos 50 dias. 
 
O governador Renato Casagrande ficou na média, com 29% de bom/ótimo (média foi de 28%). O patamar é razoável se comprado ao índice do seu colega do Rio de Janeiro. Sérgio Cabral (PMDB), que obteve a pior avaliação, só conseguiu 12% de ótimo/bom. 
 
Em compensação, Eduardo Campos, que aos poucos vai se credenciando como presidenciável do PSB, conquistou invejáveis 58% de bom/ótimo, o que lhe assegurou a liderança no ranking formado por 11 governadores. 
 
Campos é seguido pelo governador do Paraná, o tucano Beto Richa (41%), e do Ceará, o também socialista Cid Gomes (40%). 
 
Nos estados que os governadores tiveram uma boa avaliação, consequentemente, a quantidade de bom/ótimo da presidente Dilma também acompanhou a tendência. Por exemplo, no ES, os 29% de Casagrande “repassaram” 21% para a presidente petista, a segundo pior marca, ficando atrás apenas do Rio, onde a presidente alcançou 19%. 
 
Em compensação, no Ceará e em Pernambuco a presidente Dilma recebeu, respectivamente, 54% e 41% de bom/ótimo. Pegando carona nas boas avaliações de Campos e Cid.
 
As outras repostas seguiram a mesma lógica, governador bem avaliado conquistou outras boas médias em outros quesitos. Por exemplo, 46% dos capixabas disseram confiar no governo. O índice é razoável, mas distante do alcançado por Campos, 68%.
 
Protestos
 
A pesquisa CNI/ibope também mediu o percentual da população que é contra ou a favor das manifestações. Apesar de alguns governantes terem criminalizado os movimentos, 50% são a favor dos protestos; 39% são a favor, desde que sem violência; 9% são contra; e 2% não souberam responder. 
 
O levantamento quis saber também quais os motivos que estimulariam o entrevistado a participar de manifestações. Dos que responderam, 43% disseram que iriam para as ruas por mais investimento na saúde; 35% contra a corrupção; 20% contra a falta de segurança pública; 16% contra inflação; 14% pela melhoria dos serviços públicos; 14% pela melhoria da educação; 14% contra os políticos em geral; e 11% pela melhoria do transporte público. 
 
Gestão
 
A pesquisa, para saber como a população avalia a qualidade da gestão, perguntou aos entrevistados se governadores e secretário de Estado utilizavam os recursos públicos mal/ou muito mal. No ES, 76% dos capixabas responderam que Casagrande e sua equipe administraram mal/ou muito mal os recursos públicos. Pernambuco, novamente, teve a melhor avaliação: apenas 57% desaprovaram a forma como o governo gasta o dinheiro. No Rio, esse percentual saltou para 87%. 
 
Para 87% dos capixabas o valor do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) é alto. Em São Paulo, esse índice saltou para 95%, maior entre todos os estados. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/