Sexta, 29 Março 2024

Prefeitáveis de Vitória se comportam no último debate antes da eleição

Prefeitáveis de Vitória se comportam no último debate antes da eleição

Vitória foi um dos 34 municípios brasileiros em que as afiliadas da Rede Globo realizaram o último debate entre os candidatos a prefeito, que disputam o segundo turno das eleições 2012. Em todo o País 50 cidades vão ter novas eleições neste domingo (28).



No Espírito Santo, os eleitores de Vitória, Vila Velha e Cariacica voltam às urnas. Mas as atenções dos meios políticos estão voltadas para a Capital e quem esperava uma batalha dura dos candidatos viu dois prefeitáveis comportados na última tentativa televisiva de persuadir o eleitor.



Assim como no encontro da manhã desta sexta-feira (26), na TV Tribuna, os candidatos Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e Luciano Rezende (PPS) adotaram uma postura bem diferente da que vinham apresentando nos debates anteriores.



Durante 50 minutos, os candidatos fizeram e responderam a perguntas com temas escolhidos e temas livres. Nas respostas, réplicas e trepicas, os candidatos evitaram fazer ataques aos adversários e se ativeram às propostas para a cidade.



Os candidatos falaram sobre educação infantil, saúde, taxa de marinha, segurança e outros temas de interesse do eleitor. Mas o que chamou a atenção foi o fato de Luiz Paulo e Luciano Rezende fazerem referência o tempo ao período em que passaram pela administração municipal, como se fizessem parte de governos diferentes.



Enquanto Luiz Paulo pregava o resgate de sua gestão na saúde e na educação, fazendo alusão a outros nomes que passaram pela sua gestão, Luciano Rezende que foi titular nas duas pastas na administração de Luiz Paulo também falava de sua gestão de forma isolada do restante do governo da época.





Ficou transparente a tentativa de falar de suas experiências administrativas, descontextualizando os adversários, embora ambos tenham sido parte do mesmo projeto político no passado. Depois de vários encontros nas últimas semanas, os dois candidatos pareciam condicionados na abordagem dos temas, o que deixou o encontro um pouco tedioso, mas pode ter ajudado os eleitores a definir os últimos votos.



Na despedida, Luiz Paulo voltou a falar de perseguição e o sofrimento causado por calúnias, mas não citou as alianças do adversário, como vinha fazendo. Rezende também evitou fazer ironias com o tucano e elogiou o adversário pela qualificação do debate. No final, os dois se despediram com um aperto de mão.



A eleição 2012 é segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a que apresentou o maior número de  municípios no segundo turno dos últimos 20 anos de disputas eleitorais.



Para evitar dúvidas no eleitor, o TSE fez um esforço concentrado para julgar todos os candidatos que haviam protocolado recursos na corte e que iriam disputar a nova eleição. Por isso, não há possibilidade de mudança na eleição, embora 13 dos 34 prefeitaveis das capitais tenham pendências na Justiça

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/