Sexta, 29 Março 2024

PSD capixaba contraria desempenho nacional em sua estreia no ES

A reeleição do prefeito de Ibitirama, Javan de Oliveira Silva, contra um candidato apresentado na última hora, em substituição na chapa da oposição, garantiu a única vitória do PSD na eleição municipal deste ano. Um resultado muito diferente do partido em nível nacional, que atingiu 8,9% das cidades brasileiras, conquistando 497 prefeituras.



O partido, que em nível nacional foi superado apenas por PMDB, PSDB e PT, no Estado ficou em 15º no ranking dos partidos. Criado no ano passado, a partir de uma dissidência do DEM, o partido atraiu lideranças de outras siglas, o que também aconteceu no Estado, mas o fortalecimento de outros partidos superou a expectativa de estreia do PSD no Estado.



Dos 12 nomes apresentados para as disputas municipais, o que apresentava mais força na disputa era o do coordenador do partido no Estado, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas Enivaldo dos Anjos em Barra de São Francisco (noroeste do Estado). Mas em uma disputa dura e tradicional contra a família Pereira, acabou perdendo para o deputado estadual Luciano Pereira (DEM). A disputa foi dura e a diferença entre os dois candidatos em uma eleição polarizada foi de 426 votos apenas.



Na região metropolitana, que concentra mais da metade do eleitorado do Espírito Santo, o grande destaque do partido foi a reeleição do vereador de Vitória, Max Da Mata, que foi o segundo mais bem votado em uma coligação muito pesada, obtendo 6.572 votos. Max Da Mata poderia ter se credenciado a disputar a eleição para prefeito, mas um erro estratégico no período pré-eleitoral fechou os espaços de movimentação do vereador.



O partido também disputou a eleição em Cariacica, com o ex-presidente da Câmara Adilson Avelina, que obteve no primeiro turno da eleição no município 7.982 votos, e conseguiu eleger uma vereadora, Jacqueline Moraes.



Além de Ibitirama, Barra de São Francisco e Cariacica, o partido também disputou a eleição em Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Atílio Vivacqua, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Laranja da Terra e São José do Calçado. Os votos dos candidatos do partido em Mucurici e Pancas foram anulados pela Justiça Eleitoral e os candidatos tentam reverter a situação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Segundo reportagem da Agência Brasil, os melhores desempenhos do PSD ocorreram no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País, regiões onde conseguiu se posicionar em terceiro lugar na preferência de votos do eleitorado. No Norte, o partido conquistou 15,1% das prefeituras, somando 68, uma a menos que o PSDB, que obteve o segundo melhor desempenho.



Já no Nordeste, a legenda conquistou 206 prefeituras, o que representa 11,5% do total de 1.793. Apenas PSB e PMDB superaram o PSD na região. No Centro-Oeste, a legenda administrará 61 cidades, ou seja, 13,1% das existentes na região. Os tucanos, por exemplo, conquistaram apenas sete prefeituras a mais, o que lhes garantiu o segundo lugar no ranking do desempenho partidário na região.



A situação no Espírito Santo segue a tendência do Sudeste, onde o partido conseguiu seu pior desempenho. Segundo a Agência Brasil, o PSD não mostrou tanta força política como nas demais regiões. Com 69 prefeituras para administrar até 2014, o PSD ficou com 4,1% dos 1.668 municípios.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/