Quinta, 25 Abril 2024

Truculência: após publicação de pesquisa eleitoral, hackers tiram Século Diário do ar

O jornal Século Diário foi vítima de dois ataques de hackers nas últimas 12 horas. O primeiro ocorreu por volta de 1h40 da madrugada deste sábado (27). O jornal só voltou ao ar novamente mais de uma hora depois do primeiro ataque. Entretanto, às 10h50, os criminosos fizeram um novo ataque. Desta vez, eles apagaram todo o banco de dados do jornal. 

 
Após permanecermos mais de cinco horas fora do ar (das 10h50 às 16h00), os técnicos de Século Diário conseguiram restaurar o banco de dados e recolocar o jornal no ar, entretanto, não sabemos se sofreremos novos ataques nas próximas horas.
 
 
A pesquisa Visão/Século Diário, registrada sob o número 00237/2012, estava programada para ser publicada neste sábado (27), por isso colocamos a matéria no ar logo após a meia-noite. Estranhamente, a pesquisa do Instituto Futura, que foi realizada nos dias 25 e 26 em Vila Velha, também estava programada para ser publicada no jornal A Gazeta neste sábado, conforme documentado no site do TRE-ES. 
 
Mas como os leitores podem conferir, o jornal não publicou uma única linha sobre a pesquisa. Fato, no mínimo, curioso, uma vez que a acirrada disputa e o clima de rivalidade entre os dois candidatos era um dos assuntos de maior relevância jornalística. 
 
Estranho também foi o fato de a Enquet, ligada ao jornal A Tribuna, não ter "demonstrado interesse" em fazer uma única pesquisa no segundo turno sobre a disputa em Vila Velha. Ou seja, caso a pesquisa Visão/Século Diário não saísse, não haveria outra pesquisa para confrontar os dados do Instituto Futura. Ou o leitor acha normal que os dois mais importantes jornais impressos do Estado ignorem o segundo turno das eleições no maior colégio eleitoral do Estado?
 
Jornal aciona TRE-ES
 
O Instituto Visão e o jornal Século Diário protocolaram neste sábado (27) um documento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) relatando os ataques de hackers ao jornal. O documento pede a abertura de inquérito policial e consequente processo judicial para identificar e punir os responsáveis pelo crime. 
 
A deputada federal Iriny Lopes (PT) também formalizou denúncia à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados pedindo providências. Ela classificou o ataque ao jornal como uma agressão à democracia e à liberdade.
 
A deputado ainda conversou sobre o atentado com o governador Renato Casagrande (PSB), que se comprometeu a pedir a apuração rigorosa do fato, assim que a denúncia for formalizada à Polícia Civil.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/