Sexta, 19 Abril 2024

TSE confirma expectativa de segundo turno nos quatro maiores municípios da GV

Entre os 81 municípios brasileiro, com mais de 200 mil eleitores, nos quais o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) espera que haverá segundo turno, estão quatro capixabas. Segundo o tribunal, pode haver nova votação em Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra.



No Estado, a projeção do TSE se confirma com a expectativa do mercado político diante da indefinição do eleitorados nesses colégios eleitorais. Dos quatro municípios, a expectativa maior de nova eleição está em Vitória e Vila Velha.



Na Capital, disputam a prefeitura Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), Luciano Rezende (PPS), Iriny Lopes (PT), Gustavo De Biase (Psol),  Edson Ribeiro (PSDC) e Montalvani (PRTB). Os três primeiros dividem o eleitorado, podendo forçar o segundo turno.



Em Vila Velha, maior colégio eleitoral do Estado, as candidaturas do prefeito Neucimar Fraga (PR) e do ex-prefeito Max Filho (PSDB) lideram a corrida eleitoral. Mas o cenário também é pulverizado com a participação dos candidatos Rodney Miranda (DEM) e João Batista Babá (PT), que podem crescer, dividindo os votos. Completa o quadro o psolista Alan Claudio.



No município da Serra, as candidaturas do prefeito Sérgio Vidigal (PDT) e do deputado federal Audifax Barcelos (PSB) estão polarizando a disputa, mas a peleja não deve ser decidida no primeiro turno. Em Cariaicica, Marcelo Santos (PMDB) tem vantagem na disputa, mas as candidaturas do vice-prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), da deputada estadual Lúcia Dornellas (PT) e do deputado estadual Sandro Locutor (PV) deixam o quadro pulverizado.

O segundo turno das eleições acontecerá no dia 28 de outubro. A nova votação acontece nos municípios com mais de 200 mil eleitores, em que nenhum dos candidatos obtém, em primeiro turno, mais do que a metade dos votos válidos.



Neste caso, disputam o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados. As eleições ocorrerão, em primeiro turno no dia 7 de outubro e no caso de segundo turno, os eleitores retornarão às urnas no dia 28 de outubro.  Das 26 capitais dos Estados, 24 têm mais de 200 mil eleitores e podem ter segundo turno em outubro. As exceções são Palmas, no Tocantins, e Boa Vista, em Roraima.

São Paulo é o Estado com maior número de municípios com mais de 200 mil eleitores, com 23. Em seguida, vêm Rio de Janeiro, com dez, Minas Gerais, com sete, e Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, os quatro últimos com quatro municípios nessa condição cada um.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/