Sexta, 19 Abril 2024

Virada e disputas acirradas no ES seguem tendência nacional

O segundo turno das eleições municipais disputado em 50 cidades brasileiras apresenta um fenômeno em comum: é o mais acirrado dos últimos 20 anos. Segundo levantamento do jornal Valor Econômico, desde 1992 os primeiros colocados não terminam o primeiro turno com uma votação tão baixa e em nenhum dos últimos seis pleitos nas capitais a média de votação do segundo colocado foi tão alta.



Ainda segundo o Valor, se confirmadas as pesquisas, a taxa de candidatos que lideraram a primeira etapa, mas foram ultrapassados na reta final, deve superar uma média histórica de 12%. 



No Espírito Santo, as disputas em Vila Velha e Vitória estão acirradas na reta final do segundo turno. Na Capital, a tão esperada virada aconteceu ainda na primeira etapa da eleição. Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) iniciou o processo eleitoral em vantagem e era apontado como favorito, com possibilidade de liquidar a fatura ainda no primeiro turno.



Mas o candidato do PPS, Luciano Rezende, terminou a disputa em primeiro lugar e agora quem tenta uma virada no segundo turno é o tucano. Para isso, acirrou o debate e atacou os acordos políticos do adversário. Apesar da investida, a diferença entre Luiz Paulo e o agora líder na corrida eleitoral Luciano Rezende ainda é grande.



Em Cariacica, a disputa do primeiro turno mostrou uma virada ainda mais emblemática. Apesar de o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) ter sido apontado durante todo o período da campanha como líder da corrida eleitoral, o candidato do PPS, Geraldo Luzia, o Juninho, saiu das urnas com quase o dobro da votação do peemedebista. Juninho agora vem consolidando a vantagem na disputa do segundo turno.



Das cidades com segundo turno, a disputa mais acirrada do ponto de vista da intenção de votos está no maior colégio eleitoral do Estado: Vila Velha. O prefeito Neucimar Fraga (PR) vinha com um bom posicionamento eleitoral em um cenário em que se esperava um acirramento com o ex-prefeito Max Filho (PSDB). Mas o deputado estadual Rodney Miranda (DEM) foi quem virou a disputa na frente, desbancando o tucano e colocando o prefeito na disputa em segundo na corrida eleitoral.



Na véspera da eleição, Rodney e Neucimar estão tecnicamente empatados, com diferença de dois pontos entre si, e disputam uma eleição dura, recheada de acusações, e com um resultado imprevisível.

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/