Terça, 23 Abril 2024

Vitórias colocam PPS em posição de destaque no jogo político do Estado

Com as vitórias de Luciano Rezende na Capital e de Geraldo Luzia, o Juninho, em Cariacica, o PPS conquista um importante espaço no tabuleiro político do Estado, inclusive podendo influir na disputa estadual de 2014, como aliado político na disputa ao governo do Estado.



O partido pode ainda ganhar mais um município, caso consiga reverter a situação do prefeito de Guarapari, Edson Magalhães. Embora não tenha uma identificação partidária forte, caso Magalhães consiga validar os votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai garantir mais um colégio importante no Estado.



No mapa político do Espírito Santo após a eleição deste ano, o partido está bem distante dos campeões de conquistas eleitorais, como o PSB, do governador Renato Casagrande, que elegeu 21 prefeitos. Mas as conquistas do partido foram substanciais, porque além da Capital, o partido venceu em uma outra importante cidade da Região Metropolitana: Cariacica.



Presidente do PPS no Estado, Luciano Rezende passa a ser uma liderança política com capilaridade política e ocupa um espaço político de influência. Uma liderança que pode ajudar o governador Renato Casagrande em seu projeto de reeleição.



O PMDB do ex-governador Paulo Hartung registrou queda na eleição deste ano, passando de 21 para 13 municípios, sendo que nenhum deles tem força política capaz de influir no jogo político.



O PT também perdeu capital, mesmo mantendo o número de prefeituras conquistadas em 2008. Com seis prefeitos eleitos, pode se considerar derrotado, pois as duas cidades importantes que conquistou, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, não têm um peso político tão forte quanto as cidades que perdeu, justamente Vitória e Cariacica.



Em um a situação pior que a do PT, está o PSDB, que perdeu metade das prefeituras que conquistou em 2008. O partido poderia equilibrar as forças com a eleição em Vitória, mas com a derrota, fica em uma situação complicada no Estado.







 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/