Sexta, 19 Abril 2024

Polícia e voluntários irão fiscalizar trânsito de caminhões em Santa Teresa

Polícia e voluntários irão fiscalizar trânsito de caminhões em Santa Teresa

O excesso de peso e a acomodação inadequada de cargas em caminhões que circulam na cidade de Santa Teresa serão fiscalizados pela Política Militar e por moradores que atuarão como fiscais voluntários, tendo embasamento legal do Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei nº 13.614/2018).



Outra medida restritiva está prevista para entrar em funcionamento a partir do dia 15 de janeiro, com a finalização da instalação de obstáculos (“soldadinhos”) nas calçadas, para impedir o tráfego e as manobras de veículos sobre os passeios públicos, irregularidade que tem se tornado  comum na região, mesmo sendo proibida em Lei Municipal e pelo mesmo CTB.



A colocação dos balizadores está estabelecida no Decreto Municipal 430/2018, publicado no último dia 12 de novembro e determinando o prazo de 60 dias para implementação. “Terão que seguir a lei e terão um tempo pra se adequarem. Vamos orientar os motoristas nesse sentido”, explica o geógrafo e ambientalista Irineu Siegler, membro da Associação de Moradores e Amigos do Centro de Santa Teresa (Amacest).



É na Amacest que estão boa parte dos voluntários que atuarão na fiscalização junto à Polícia Militar. O alvo principal são os caminhões-carreta que trafegam com 20 até 30 mil quilos de carga, bem acima de sua capacidade e da lei.



A trepidação provocada pelos veículos irregulares tem causado rachaduras nas casas, afundamento e desnivelamento da pavimentação de paralelepípedo, além de riscos sérios de acidentes com os moradores, especialmente crianças. Sem falar na fumaça dos escapamentos e da queda de cargas mal embaladas – especialmente toras de eucalipto, estercos de galinha e serragem – que poluem a cidade para moradores e turistas.



Iniciativa Popular



Foi a Associação também que mobilizou a coleta de mais de mil assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que visava a proibição de caminhões pelas ruas do centro de Santa Teresa, salvo algumas exceções que teriam licenças especiais.



O Projeto seria votado na noite desta terça-feira (11), mas foi considerado inconstitucional pelos vereadores, por vício de iniciativa, já que previa a geração de custos para o Executivo com reforma no Terminal Rodoviário e construção de uma um contorno para desvio do tráfego pesado dentro da cidade.



A derrubada do PL foi considerada positiva pelas entidades ligadas à Agricultura e Avicultura de Santa Maria de Jetibá, que se fizeram presente na sessão teresense, pois traria sérios problemas para o escoamento da produção santamariense. Já as medidas de fiscalização da legislação nacional de trânsito têm todo o apoio.



“A lei tem que ser seguida e Santa Maria está disposta a trabalhar em conjunto para resolver a questão”, afirma o secretário municipal de Agricultura e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, Egnaldo Andreatta.



A solução definitiva, ressalta o secretário, é a construção de um contorno, uma via alternativa para os caminhões, que retire o tráfego pesado de dentro da cidade, e que também é almejada pela Amacest.



Segundo Irineu, em janeiro o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-ES) deve receber o estudo inicial da empresa contratada para este fim e, a partir daí, será necessário o acompanhamento e pressão da sociedade civil para que o projeto de engenharia seja elaborado e implementado.



“Pode levar dez anos. Será que até lá ainda teremos prédios históricos em pé?”, indaga, preocupado, referindo-se às construções centenárias localizadas especialmente no entorno da rua de lazer da cidade, nas proximidades da Igreja Católica, e que estão em processo de tombamento pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/