Sexta, 19 Abril 2024

Brasil prevê registro de 580 mil casos de câncer em 2014

De acordo com o Ministério da Saúde, deverá surgir no País 576.580 novos casos de câncer no País em 2014. Divulgado nesta quarta-feira (27), o levantamento apontou o câncer de pele, os de próstata e mama como os mais frequentes. Apesar do crescimento da doença, há tendência de queda nos tumores de pulmão em homens e de colo do útero.
 
Os dados são da publicação Estimativa 2014 - Incidência de Câncer no Brasil, que foi apresentada nesta quarta-feira (27) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo coordenador de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomas da Silva (INCA), Cláudio Noronha.
 
Somente o tumor de pela não melanoma, o mais frequente entre a população  atinja 182 mil pessoas no próximo ano (31,5% da população). 
 
Depois deste, o que mais acomete é o câncer de próstata (68,8 mil), que responde por 33,7% da incidência nesse público quando se exclui o de pele. Em relação às mulheres, o segundo de maior ocorrência é o de mama (57,1 mil), responsável por 30% dos casos em relação aos demais tipos.
 
Para os dados gerais na publicação elaborada pelo INCA, estão relacionados os 19 tipos de cânceres mais frequentes no Brasil. A previsão é de um maior número de novos casos no Sudeste (299.730 mil) e Sul (116.330). Na região Nordeste estimam-se 99.060 novos casos, seguida do Centro-Oeste (41.440) e do Norte (20.020). Apesar disso, ainda não foram divulgados os dados Estaduais sobre o tema.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, as previsões do estudo garantem o planejamento para políticas públicas na área de oncologia. 
 
 “A estimativa só reforça que o câncer tem de ser uma prioridade em saúde pública, é uma doença que atualmente provoca quatro vezes mais mortes que os acidentes de trânsito”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 
 
Apesar das previsões não sejam otimistas quanto ao aumento de número de casos a cada ano, o Ministério da Saúde chamou a atenção  para a queda do câncer de pulmão em homens e do câncer de colo do útero em mulheres, resultado das políticas de prevenção e diagnóstico precoce.
 
 Segundo o órgão, o câncer atualmente é a segunda causa de morte no Brasil e no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Em 2011, 184.384 pessoas morreram por conta da doença no País.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a expectativa para 2030 é de 27 milhões de novos casos e 17 milhões de óbitos. Os países em desenvolvimento serão os mais afetados, incluindo o Brasil. 
 
“Além do câncer de pele, próstata e mama, os mais comuns no país são intestino (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil)”, informou o órgão. 
De acordo co mo órgão, as taxas de incidência foram obtidas nas 23 cidades onde existem Registros de Câncer de Base Populacional. As estimativas são válidas também para 2015.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/