Sábado, 20 Abril 2024

Comissão de Saúde debate transferência de leitos da Utin do Dório Silva

Comissão de Saúde debate transferência de leitos da Utin do Dório Silva
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta terça-feira (28) com representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) para discutir a possibilidade de transferência dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva neonatal (Utin) do Hospital Dório Silva, na Serra, para o Hospital Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. 
 
A transferência dos leitos é criticada por usuários do hospital da Serra, moradores do município e profissionais da Saúde, que alegam que isso aumentará as demandas por remoções, que podem ultrapassar 24 horas para serem atendidas, colocando a vida de pacientes em risco.
 
As pessoas que se opõem a essa transferência também argumentam que o Himaba, em Vila Velha, não conseguirá absorver toda essa demanda, mesmo com a transferência da Utin, uma vez que a estrutura e as equipes não serão suficientes em um hospital onde hoje a situação é de até três crianças dividindo o mesmo leito.
 
A subsecretária de Estado para Assuntos de Gestão Hospitalar, Rosane Mageste, disse na reunião que a Sesa não fechará nenhum leito e que as Utins serão transferidas do Dório Silva ao Himaba para otimizar os serviços prestados a população. De acordo com a subsecretária, a transferência é necessária, já que existe uma deficiência na infraestrutura física do Dório Silva. Rosane acrescentou que, por mais que sejam feitas reformas no Dório Silva, a unidade apresenta muitos problemas estruturais que não são apresentados no Himaba. 
 
Já a diretora do Himaba, Gisele Oliveira, explicou a situação do hospital e frisou que hoje há 26 leitos de Utin podendo receber mais 26 do Dório Silva. Segundo Gisele, a mudança vai possibilitar um maior aproveitamentos da estrutura do hospital.
 
O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) sugeriu que em vez de transferir 26 leitos, que fossem abertos outros 26 no Himaba, mantendo a Utin na Serra. Ele também ressaltou que os moradores da Serra terão dificuldades para acessar os serviços com a mudança.
 
Já o deputado Hdson Leal (PRP), citou um levantamento que mostra que em 2012, 32% dos nascidos no Estado nasceram na Serra e cerca de 50% na região metropolitana. Leal também destacou que, pelos dados, fica claro que existe um número grande de mães da cidade da Serra que serão prejudicadas com a transferência para Vila Velha.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/