Quinta, 28 Março 2024

Estado já registrou mais de 5 mil casos de dengue este ano

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 5.325 casos de dengue  nas quatro primeiras semanas de 2013.  O número calculado do dia 30 de dezembro de 2012 a 26 de janeiro deste ano representa mais que o dobro de casos registrados no mesmo período do ano passado. Uma pessoa já morreu e cinco outros óbitos estão sob investigação. 
 
Segundo a Sesa, foram 943 registros no período de 30 de dezembro a cinco de janeiro; 1.519 do dia seis a 12 de janeiro; 1.677 de 13 a 19 de janeiro e 1.186 da semana que foi do dia 20 ao 26 de janeiro.
 
No mesmo período em 2012, nenhuma das semanas epidemiológicas  superou o registro de  700 casos da doença no Estado.  
 
Este ano, além da primeira morte registrada devido à doença, 84 casos foram registrados com suspeita da forma grave da doença, dengue hemorrágica.
 
Para os especialistas, a recomendação para reverter este quadro, além da prevenção que deve ser feita ao menos uma vez por semana, está na intensificação das ações de mobilização de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
 
Com o período de chuvas a orientação é para que a população fique atenta aos depósitos preferenciais do mosquito, como pneus, vasos de plantas, baldes, restos de lixo, para que o risco de procriação do mosquito seja eliminado. 
 
Entre os principais desafios para reverter o aumento de casos está o empenho dos municípios para alcançar um o número adequado de agentes de endemias para o trabalho de rotina de combate ao vetor, mas principalmente, a mobilização da sociedade. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/