Sexta, 19 Abril 2024

Primeira fase de vacinação contra o HPV imuniza mais de 80% do público-alvo

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (2) o balanço consolidado da primeira fase da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos. Em menos de três meses de mobilização, mais de 4,1 milhões de meninas já receberam a primeira dose da vacina, o que representa 83,5% do público-alvo. A meta era vacina 80% deste grupo. A partir de setembro, as meninas receberão a segunda dose da vacina.
 
No Estado foram aplicadas 77.966, o que corresponde a 89,95% do público-alvo. Os estados com maior cobertura são Ceará, com 98,8% do público prioritário vacinado; São Paulo, com 96%; e Santa Catarina, com 92,8%.
 
Em março, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a ofertar a vacina contra HPV, utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, para meninas de 11 a 13 anos. 
 
Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos. O esquema de vacinação é composto por três doses: a segunda é aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Durante todo o ano, a vacina contra HPV estará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo país.
 
O vírus do HPV é, na maioria das vezes, sexualmente transmissível e de fácil transmissão. A estimativa é que 80% da população brasileira já tinha tido contato com o vírus, mas não o desenvolveu. Por isso, o Ministério da Saúde escolheu a faixa etária de 9 a 11 anos, já que o ideal é que seja aplicada antes do início da vida sexual. Além do câncer de colo de útero, o HPV também é responsável pelo câncer de vagina, ânus, vulva, além de verrugas genitais.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/