sábado, julho 19, 2025
16.9 C
Vitória
sábado, julho 19, 2025
sábado, julho 19, 2025

Leia Também:

Procura por testes rápidos de HIV dobra em Vila Velha após o carnaval

A prefeitura de Vila Velha anunciou que um dos serviços mais demandados da saúde municipal após o carnaval é o Programa DST/HIV/Aids. Segundo o município, a procura por testes rápidos de HIVo praticamente dobrou após o carnaval. O número de pessoas que procuraram o serviço diariamente subiu de 15 para 30 pessoas – um aumento de 100%.

No município, o aumento foi caracterizado pelo coordenador do programa, Luciano Salvador, como uma consequência das atitudes de risco, ou seja, apesar das campanhas permanentes de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis, há ainda uma postura de descuido durante os períodos de festas, como o carnaval. “O usuário que nos procura alega o rompimento do preservativo durante o ato sexual ou que bebeu demais e se esqueceu de usar a camisinha”, disse.

 
O crescimento, entretanto, não é isolado. O governo da Bahia também divulgou um crescimento de 53% na procura pelo programa. Em Sorocaba, São Paulo, o crescimento registrado foi de 30%. 

 

Por se tratar de um período pós-festa, especialistas acreditam que a medida reflete, apesar do volume de informações sobre o tema, um descuido da população. 

 

No município da Serra, a Secretaria de Saúde informou que ainda é muito cedo para afirmar se houve aumento na busca pelo programa, porém, segundo Marta Colle, do setor de DST, é cultural em todos os municípios o aumento da procura por este serviço neste período. 

 

Já em Vitória não foi registrado um aumento da procura pelos testes rápidos segundo a Secretaria de Saúde. A média de pacientes em busca do teste variou de 10 a 15 pessoas diariamente, conforme vinha ocorrendo nas datas anteriores ao carnaval. Em Viana, ninguém foi encontrado na Secretaria de Saúde para comentar o assunto. 

 

Para a coordenadora da Campanha de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde, Sandra Fagundes, o aumento pode não ter relação com as festas de carnaval, mas sim à campanha permanente feita durante todo o ano de 2012 que incentivou a população a realizar exames de DST/HIV/Aids. “Distribuímos os testes mensalmente aos municípios, portanto só teremos um balanço próximo ao dia 5 do próximo mês. Ainda assim, queremos mesmo é que essa procura aumente, este é objetivo da campanha de prevenção que fizemos em 2012 e que daremos andamento em 2013. Para isso implantamos os testes em 100% das unidades de saúde do Estado”, detalhou ela. 
 
O teste de HIV tem o seu resultado divulgado em apenas 15 minutos após a coleta do sangue. Só em Vila Velha, no ano de 2012 foram realizados 3.562 testes. 

 

No caso de um resultado reagente, a informação nas Unidades de Saúde é que o paciente é orientado a receber acompanhamento imediato por uma equipe de profissionais e será cadastrado no Programa DST/HIV/Aids para receber toda a medicação e atendimento médico necessários.

 

Além do teste HIV, o programa e as campanhas incentivam os testes para detectar outras doenças sexualmente transmissíveis, entre elas, a hepatite e sífilis. 

Mais Lidas