Sexta, 29 Março 2024

Proporcionalmente, dengue matou mais no ES do que no RJ

Proporcionalmente morre-se mais de dengue no Espírito Santo do que no Estado do Rio de Janeiro. Com quatro vezes menos habitantes, o Espírito Santo já registrou, em 2013, 8 óbitos em decorrência da doença. Além desas mortes , outras 27 estão sob investigação, o que pode aumentar ainda mais esse número. Já no Rio, que abriga 12,5 milhões de habitantes a mais que no Estado, o número de mortes registradas no mesmo período foi nove.  

 
Apesar de ter registrado mais de 95 mil casos da doença  nos três primeiros meses de 2013, a Secretaria de Saúde fluminense parece estar fazendo um bom trabalho.  Com 44 municípios classificados como “em epidemia de dengue”, o Estado conseguiu evitar, proporcionalmente, mais mortes do que o Espírito Santo. Foram nove mortes em 2013 contra oito do Espírito Santo, que registrou um terço de casos da doença em relação ao estado vizinho. 
 
De acordo com a Secretaria de Saúde fluminense, além das medidas de controle através dos agentes de endemia, é desenvolvido um projeto na região envolvendo a distribuição de 10 mil smartphones aos municípios para a transmissão em tempo real de dados sobre a doença. Inicialmente, o projeto é desenvolvido pelas prefeituras de Magé e Nova Iguaçu e o Estado aguarda a adesão das demais prefeituras. 
 
A tecnologia permite agilizar os relatórios com os dados coletados e diminui o tempo de resposta para implementação de ações de combate à doença. 
 
 
No Espírito Santo, apesar da divulgação por parte Secretaria de Estado de Saúde sobre as ações dos agentes epidemiológicos, o resultado não é satisfatório. O pronto atendimento e o trabalho de identificação da doença nos postos de saúde são motivos de reclamações da população.
 
Através dos números, apontam especialistas, fica claro que há uma defasagem no Estado no que se refere às ações de prevenção da doença.
 
No Estado alguns municípios estão perdendo a batalha para a dengue. Aracruz, Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Bom Jesus do Norte, Apiacá e Atílio Vivácqua, são alguns municípios em que o número de casos da doença dispraou. Aacruz chegou até a declarar situação de emergência. Até o último dia 4, estes seis municípios somaram dois mil casos da doença. 
 
Segundo o Ministério da Saúde o Espírito Santo é um dos 11 estados brasileiros que concentram 74% dos casos de dengue. Só este ano, segundo o órgão, o Espírito Santo registrou 936 casos de dengue para cada 100 mil habitantes. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/